São Paulo, Fevereiro de 2017
– A Sompo
Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores
grupos seguradores do mundo – alcançou em 2016 um total superior a
R$ 3,1 bilhões em Prêmios de Seguros, segundo Demonstrações
Financeiras publicadas nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro. Esse
valor é 17,4% superior aos R$ 2,7 bilhões registrados em 2015 e
resulta da estratégia estruturada para a companhia, de crescimento
da ordem de 15% ao ano até 2020.
Com isso, a Sompo Seguros atinge
expansão acima do mercado (incluindo Seguro Saúde), cujo avanço é
estimado pelo mercado em algo entre 9% e 11% para o ano de 2016. A
companhia registrou ainda um lucro líquido da ordem de R$ 49,9
milhões, um Patrimônio Líquido de R$ 1,1 bilhão e Ativos Totais de
R$ 3,8 bilhões.
O segmento de Ramos Elementares
Corporativos (RE Corporativo, ou grandes riscos patrimoniais) foi o
que apresentou melhor desempenho e passou de R$ 116,7 milhões em
2015 para R$ 275,6 milhões em 2016. Isso representa um crescimento
de 136,2%, impulsionado sobretudo por negócios fechados na área de
Energia. Já nos seguros de Pessoas, a Sompo alcançou R$ 290,6
milhões no ano passado, que é 66,6% superior aos R$ 174,4 milhões
de 2015. Outro segmento com resultado expressivo foi o de
Transportes, que passou de R$ 164,4 milhões em Prêmios de Seguros
em 2015 para R$ 254,6 milhões em 2016, resultando num crescimento
de 55,1% num ano em que o segmento logístico foi fortemente afetado
pelos efeitos recessivos da economia. A eles, seguiu-se o ramo de
Automóvel, que cresceu 12,7% e passou de R$ 878,2 milhões em 2015
para R$ 989,5 milhões em 2016. Já a área de Ramos Elementares
Massificados obteve crescimento de 6,7% e passou de R$ 707,3
milhões em 2015 para R$ 754,5 milhões em 2016. Em Seguros DPVAT,
houve uma queda em Prêmios de Seguros, que passaram de R$ 92,7
milhões em 2015 para R$ 88,5 milhões em 2016 (-4,5%).
Na área de Seguro Saúde, a Sompo
também registrou uma queda de 9,4%, quando passou de R$ 558,7
milhões em contraprestações líquidas /prêmios de seguros em 2015
para R$ 506,2 milhões em 2016. Essa retração era prevista, tendo em
vista que, em 2016, o mercado foi afetado pela redução de quadro de
funcionários das empresas, o que impacta no valor das faturas de
seguros. Outro fator importante que contribuiu para a redução em
relação ao ano de 2015 foram estudos realizados e recursos
investidos na reestruturação do conceito adotado nos serviços
oferecidos. Com isso, a companhia reestruturou sua oferta e lançou
em novembro os planos de seguro Saúde Empresarial – Acesso,
Clássico, Estilo e Supremo – em modalidades que contemplam o
segmento empresarial, a partir de duas vidas. Os produtos visam
atender as empresas que buscam fornecer benefícios de qualidade no
atendimento médico hospitalar para seus colaboradores e respectivos
dependentes, com qualidade, previsibilidade no equilíbrio
financeiro e na gestão de riscos. Por meio do novo serviço,
pacientes podem ter o direito de realizar determinados
procedimentos de alta complexidade com equipes especializadas de
centros médico hospitalar de referência, mesmo se esses serviços
não estiverem na rede específica do segurado. Com isso, a companhia
estima uma retomada do crescimento nessa área em 2017.
Expansão do portfólio
Não foi só no segmento Saúde que a
Sompo apresentou novidades. Ao longo de 2016, foram colocados no
mercado uma série de produtos com a finalidade de atender demandas
de segmentos específicos da sociedade, em diferentes ramos de
seguros. Entre eles, estão: Auto Supremo e Caminhoneiro Seguro
(Automóvel), Vida Top Mulher (Pessoas), Seguros Empresariais
(Escolas, Clínicas e Consultórios e Riscos Especiais) e Siga Bem
Seguro (Transportes).
A estratégia da companhia também
contemplou o investimento em capital humano e na infraestrutura
tecnológica de ponta, o que propiciou mais eficiência e agilidade
nos trâmites de gestão e tomadas de decisão. O ano de 2016 também
foi marcado pela conclusão do processo de integração da operação
realizada nos dois anos anteriores. Com isso, a marca Yasuda
Marítima deixou de existir, para dar lugar, em 1º de julho, à Sompo
Seguros, uma marca global, japonesa de origem, mas com um DNA bem
brasileiro. A companhia também investiu numa ampla campanha de
comunicação para reforçar o conhecimento da marca.
2017
Já para 2017, a companhia continua com
a expectativa de alcançar um crescimento de duplo dígito. A
expectativa de alcançar mais presença e share de
mercado está calcada em levantamentos das demandas e oportunidades
em cada região em que a Sompo mantém presença. A companhia segue
entre as líderes em segmentos como Seguro Residência, Condomínio,
Benfeitorias e equipamentos agropecuários, Riscos Nomeados e
Operacionais, Transportes, entre outros; e com a estratégia de
lançamentos de novos produtos. Logo no mês de janeiro foi lançado o
seguro Auto + Residência. Com ele, o segurado poderá contratar
o seguro para o veículo e escolher um plano de coberturas para
proteger também a casa, a um preço atrativo. A Sompo Seguros já
prepara novidades em termos de produtos que devem ser apresentadas
ao mercado ainda no primeiro semestre deste ano.
Francisco Caiuby Vidigal Filho,
Diretor-Presidente da Sompo Seguros:
“O Brasil segue como um dos principais
mercados para a expansão do Grupo Sompo no mundo. A companhia
acredita no potencial do mercado segurador local e está empenhada
em contribuir com as soluções de seguros que possam atender às
demandas do consumidor, incrementar a participação do setor no PIB
e viabilizar oportunidades de negócios para nossos parceiros
corretores de seguros”.