Dados de cerca de 29 mil clientes da
XP Investimentos foram roubados por hackers. Eles tentam desde o
fim do ano passado extorquir dinheiro dos sócios da empresa,
ameaçando expor as informações.
O ataque à base de dados da empresa
ocorreu ao longo de 2013 e de 2014. Mas apenas em dezembro de 2016
os criminosos começaram a pedir dinheiro para não divulgar as
informações coletadas, afirmou a XP Investimentos no dia 23 de
janeiro.
Num dos pedidos, os hackers exigiram o
pagamento de R$ 22,5 milhões “convertidos em bitcoins” – moeda
usada no mundo virtual.
A transferência não foi feita e a
corretora inicial uma investigação interna.
O episódio foi relatado às autoridades
e atualmente está sendo investigado pela Polícia Federal, pelo
Ministério Público Federal e pelo Banco Central, segundo a empresa.
Pela característica do crime, a apuração está sob sigilo.
O caso, revelado pelo jornal “Valor
Econômico”, atinge 15% da base de clientes da corretora.
Segundo a XP, os hackers não roubaram
senhas ou registros financeiros, mas dados cadastrais com
informações como nome completo e endereço dos clientes.
No mesmo período em que os criminosos
acessaram a base de dados, no entanto, três clientes da XP foram
vítimas de fraude e cerca de R$ 500 mil foram desviados de suas
contas.
O golpe ocorreu após a abertura de
contas falsas em nome dos clientes em bancos – as transferências de
valores de corretoras só podem ser feitas para contas bancárias da
mesma titularidade.
A XP informou que ressarciu os três
clientes e nenhum deles teve prejuízo em decorrência da fraude.
Mensagens
A corretora vinha tentando manter o
vazamento dos dados sob sigilo, mas, na tentativa de aumentar a
pressão sob os sócios, os hackers passaram a enviar mensagens
diretamente a alguns dos 29 mil clientes cujas informações foram
roubadas, relatando o ocorrido.
A XP enviou então um comunicado aos
clientes. A mensagem, contudo, não narrava a extensão do
ataque.
Criada em 2001 por Guilherme Benchimol
e Marcelo Maisonnave, a XP tornou-se uma das maiores corretoras do
país e tem investido alto justamente na expansão de sua plataforma
digital.
A empresa afirmou que lamenta o
ocorrido e que, nos últimos anos, reforçou “sua estrutura de
segurança da informação” e investiu “em infraestrutura, processos e
softwares”.