No atual cenário
político e econômico, as empresas estão enfrentando dificuldades
para alavancar os seus negócios, porém o ramo de seguros tem
conseguido se posicionar bem.
Para se ter uma ideia,
em 2015, a arrecadação do setor de saúde foi de R$ 145 milhões,
sendo maior que do ano anterior. Somente fazendo uma comparação com
o primeiro trimestre de 2015 com 2016, a variação foi de mais de
10%. Essa mesma tendência pode ser observada em todos os segmentos
de seguros.
Uma análise realizada
no primeiro trimestre de 2016 aponta também um aumento em relação
ao mesmo período do ano passado, mesmo após o cancelamento de
milhares de planos de saúde devido à crise.
Em 2014, o valor era
de 65,3 milhões, já em 2016 esse havia saltado para 68,7 milhões.
Essa mesma crescente vem sendo observada desde 2010, sendo que nos
últimos seis anos o aumento foi de mais de 50%.
Mesmo com o cenário
promissor, sabemos que conseguir novos clientes é um desafio da
maioria das empresas, porém, não se pode desistir. Dependendo do
tipo de negócio, isso pode ser uma pouco mais difícil, ainda mais
quando se tem um público bastante específico que está tentando
cortar despesas durante a crise.
As corretoras de
seguro precisam, além de competir com os concorrentes, fazer com
que os clientes cheguem até ela, e isso pode ser feito de diversas
formas. Veja algumas delas abaixo.
Segmente os
seus clientes
Segmentar os clientes
é uma boa forma de entender o que eles precisam e oferecer produtos
que atendam essas necessidades.
Quanto melhor conhecer
o seu público, melhor conseguirá criar produtos ideais para cada
um, assim como ofertas diferenciadas.
Os clientes não são
todos iguais e, por isso, não devem ser tratados dessa forma. O
atendimento também deve seguir o padrão que cada um dos seus
públicos espera.
Tenha
credibilidade no mercado
Não adianta ser uma
ótima corretora se as pessoas não souberam disso. Tenha uma boa
imagem no mercado e, quando a sua corretora for citada, deve ser
lembrada de forma positiva. A melhor maneira de conseguir isso é
com o boca a boca, por isso sempre atenda muito bem os seus
clientes. Eles serão fundamentais para formar essa imagem e atrair
novos.
Tenha uma
ótima equipe
A equipe não pode ser
mediana e apenas conhecer os produtos. Ela deve entender as
necessidades do cliente e oferecer exatamente o que ele precisa.
Treine todos os membros para que estejam sempre preparados, para já
no primeiro contato conseguirem encantar o cliente e o direcionarem
para o fechamento da compra.
Acompanhe as
tendências de consumo
Além de conhecer o que
o cliente quer é preciso saber o que ele está buscando. Sempre que
possível, entenda o funcionamento do mercado, quais seguros estão
sendo mais procurados e o que falta neles, segundo os clientes.
Realizar pesquisas de mercado é uma boa forma de conseguir
identificar isso e oferecer o que é esperado.
Quando a sua corretora se antecipa aos concorrentes e oferece o
que as pessoas esperam, fica muito mais fácil atrair os
clientes.
Trabalhe com
leads qualificados
Nem sempre o cliente
chega a você facilmente, porém, sabendo que ele tem interesse em um
seguro, e o que ele espera, fazer um contato fica muito mais fácil.
Uma ótima maneira de saber quem são essas pessoas interessadas e
atraí-las para a sua seguradora é com os leads.
Porém, esses precisam
ser qualificados, ou seja, precisam passar por um filtro para que
tenham apenas as pessoas interessadas e que não farão os seus
vendedores perderem tempo em contatos sem interesse. A melhor
maneira de se conseguir esses dados é fazendo parcerias com
empresas especializadas na geração de leads.
Não divulgue a
corretora aleatoriamente
Saiba onde estão os
seus clientes, quais tipos de mídia utilizam e os canais que mais
gostam. Conhecendo essas informações, consegue-se estar presente
onde eles estão, fazendo campanhas de marketing mais assertivas e
que proporcionam melhores resultados para atrair clientes para a
corretora de seguros.
Isso sem falar que também se economizam recursos em campanhas que
não trariam um bom retorno.
Com essas dicas, fica
mais fácil atrair clientes para sua corretora de seguros, seja em
época de crise ou não.
Entre em contato com a
Vemm - Geração de Leads, e saiba como a sua empresa poderá criar um
plano de negócio para a captação de leads.