“Plano de saúde sem dúvida.
Conversando a gente se entende”. Esse é o foco da campanha
publicitária que a Unimed, líder do mercado brasileiro de medicina
suplementar, vai veicular nos próximos 12 meses. “Não vamos fazer
uma campanha para a operadora ou para a marca, e sim um conjunto de
ações de agenda positiva para ressaltar a importância da saúde
privada”, explica Mohamad Akl, presidente da Central Nacional
Unimed.
Por 30 dias, serão divulgados spots na Rádio Bandnews, com
esclarecimentos sobre temas relevantes dos planos de saúde. Além
disso, a agenda positiva terá um hotsite interativo
(www.planodesaudesemduvida.com.br), com informações e respostas às
dúvidas recebidas pela operadora; banners e vídeos em sites e redes
sociais.
A campanha é uma iniciativa da Central Nacional Unimed, apoiada
pelo Sistema Unimed, com dois objetivos principais: “Queremos levar
informações relevantes sobre plano de saúde para toda população e
evidenciar a sustentabilidade do negócio que, assim como qualquer
outro, precisa de resultados positivos para se manter em
atividade”, salienta Luiz Paulo Tostes, diretor de Marketing,
Mercado e Comunicação da operadora.
Um dos fatos que motivaram a decisão de convidar os brasileiros a
conhecer melhor o funcionamento da saúde suplementar foi a
judicialização da medicina. Na Central Nacional Unimed, seis em
cada 10 liminares envolvendo OPME (órteses, próteses e materiais
especiais) chegam antes mesmo do pedido médico. Em muitos casos, a
imprensa também é procurada antes da operadora, sobretudo quando o
usuário desconhece o que foi contratado.
“É urgente esclarecer as dúvidas mais frequentes de quem já tenha
plano de saúde ou pretenda adquiri-lo. A campanha também é um
estímulo ao diálogo, pois temos certeza de que conversando a gente
se entende, minimizando conflitos gerados por confusões ou
desconhecimento do que está definido nos contratos”, observa
Mohamad Akl.
Comparações
A abordagem da campanha é bem didática e direta. Como há muitos
mitos sobre planos de saúde, que são avaliados como se fossem
serviços públicos, as peças recorrem a comparações com outros
produtos consumidos pelos brasileiros.
Na compra de um celular, por exemplo, o consumidor avalia, dentre
outras coisas, se é 4G, duração da bateria, número de megapixels da
câmera fotográfica, resistência a quedas, recurso para autoselfie
(fotografia do próprio usuário). Em função dessas características,
o aparelho será mais ou menos caro.
A mensalidade de um plano de saúde também varia de acordo com os
recursos da rede credenciada (como hospitais e laboratórios),
enfermaria ou apartamento (acomodação em quarto coletivo ou
individual), abrangência (local, regional ou nacional). Todos os
planos atendem ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que é
atualizado bienalmente, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS).
Outro exemplo para comparação: o comprador de um automóvel
considera questões como potência do motor, consumo de combustível,
itens de segurança, ar-condicionado, design, acessórios etc. Um
carro de luxo, portanto, é bem mais caro do que um modelo
popular.
Na saúde suplementar isso também ocorre. Serviços como coleta
domiciliar para exames, atendimento on-line 24 horas, reembolso de
despesas, check-up executivo e acesso a hospitais de primeira linha
fazem parte de pacotes com mensalidades mais caras.
Campanha Plano de Saúde sem Dúvida
Anunciante: Central Nacional Unimed
Agência: Lowfat Comunicação Ltda.
Produtora: Março Produções