O transporte de carga no extenso
território brasileiro é um serviço fundamental na cadeia de
produção e distribuição de bens industriais e agrícolas. São
mercadorias transportadas para o abastecimento interno, mercadorias
destinadas à exportação e mercadorias importadas, em trânsito, no
percurso complementar à viagem internacional.
Os sistemas viários são formados
pela malha rodoviária, ferroviária, vias fluviais e aéreas. O modal
rodoviário representa 60% de tudo que é transportado no país,
porém, o ônus para a sua utilização é demasiadamente alto e,
inexplicavelmente, o governo não investe na melhoria de outros
setores de transportes, como o hidroviário e o ferroviário.
A indústria brasileira identifica
que há espaço para outros meios de transporte de carga, e uma
opção, é a cabotagem, feita por navios numa rota
exclusivamente dentro dos limites do território brasileiro,
entre portos nacionais pelo litoral ou por vias fluviais. Além dos
benefícios econômicos, o transporte de cabotagem releva o aspecto
social, já que a maioria dos acidentes ocorridos nas rodovias
brasileiras, com vítimas fatais, envolvem veículos de transporte de
carga.
O transporte de cabotagem desperta
muito interesse do mercado segurador, que acredita que esse sistema
seja uma alternativa para o equilíbrio das contas do seguro no ramo
de transportes. Com o transporte hidroviário, espera-se redução da
sinistralidade das apólices, que é medida considerando os prêmios
recebidos e sinistros indenizados. O número de acidentes e
incidentes envolvendo o transporte rodoviário é maior que os
ocorridos nos demais modais, razão pela qual, as seguradoras são
muito exigentes na avaliação e aceitação de seguro de transporte
rodoviário.
Para classificar um seguro de
transporte, as seguradoras consideram um conjunto de fatores, como
o tipo de mercadoria, a viagem, medidas de segurança, valores
transportados, percurso e meio de transporte. A taxa do seguro para
os riscos de transporte de cabotagem é inferior ao rodoviário, uma
vez que os riscos são menores e praticamente concentrados nos
percursos rodoviários iniciais e complementares à viagem por
água.
O seguro de transporte de cabotagem
garante cobertura contra os riscos de causa externa, operações de
carga e descarga, perdas e danos dos bens transportados em navios e
embarcações. Estão cobertos também os riscos de naufrágio; encalhe;
abalroação; colisão; explosão, incêndio, raio e suas consequências;
ressaca e tempestade; mudança forçada de rota (arribada) e falta ao
dever do capitão e tripulantes (barataria).
O sistema hídrico brasileiro é
privilegiado. São cerca de 22 mil km de rios navegáveis, uma
extensa faixa litorânea e condições climáticas favoráveis. Diante
dessas condições naturais, a cabotagem se apresenta como uma ótima
solução para o transporte nacional e pode contribuir, em muito,
para o desenvolvimento do setor. Para isso, basta apenas o país
saber fazer uso desse regalo da natureza.