5 dicas para manter sua equipe de corretores
motivada
Vamos imaginar a seguinte situação.
Depois de vários anos de sucesso, a sua imobiliária começa a ter
resultados ruins. E não há nenhuma mudança no mercado em geral. A
resposta, muitas vezes, pode estar bem debaixo de seu nariz: a
motivação dos corretores.
Equipe desmotivada está longe de
ser problema exclusivo da sua empresa. Dados do Estudo Global sobre
Força de Trabalho, realizado pela Towers Watson, revelam que 30%
dos profissionais brasileiros estão desmotivados no seu emprego
atual. No mundo, esse número está em 26%, segundo estudo da Dale
Carnegie Training.
Os motivos para o desinteresse
podem ser diversos: salário estagnado, falta de plano de carreira
ou metas confusas são alguns deles.
Lidar com essas frustrações pode
parecer missão impossível. Mas, acredite, há uma série de atitudes
que podem manter o entusiasmo em alta na sua equipe. Confira,
abaixo, algumas delas:
Conheça individualmente os
membros da sua equipe
Cada corretor tem um fator
diferente de motivação no trabalho. Uns gostam de estar em grupo
para adquirir o máximo de conhecimento, outros para ascender na
carreira, enquanto alguns se juntam à equipe por necessidade.
Conheça cada tipo de profissional e
o estimule de acordo. Para o corretor que tem sede de aprender,
incentive-o com cursos (presenciais ou online), indique palestras
ou workshops. Pode ser um bom caminho para você também voltar a
estudar.
Já aquele que quer uma carreira de
sucesso, estude a possibilidade de mudanças. Uma promoção pode
fazer sentido? Ou alterar a comissão perante metas mais agressivas?
Como esse tipo de profissional gosta de testar seus próprios
limites, um desafio nessa linha pode ser promissor.
No caso dos corretores que estão
ali na sua equipe por precisar muito do emprego, ofereça benefícios
que tragam tranquilidade para ele e sua família. Adicioná-lo no
plano de saúde da empresa, por exemplo, pode fazer uma grande
diferença.
Coloque
desafios
A ausência de motivação na sua
equipe pode ser causada pela falta de desafios. Ter que vencer uma
tarefa difícil ajuda qualquer pessoa, já que o ser humano é
competitivo por natureza e, quando desafiado, irá procurar sempre
dar o melhor de si para provar que é capaz.
Por isso, estabeleça metas com
prazos definidos. E não precisa ser só de vendas ou valores. Uma
imobiliária pode ter bons resultados com uma meta de números de
placas que devem ser colocadas. Ou clientes novos conquistados.
Vale lembrar que a meta não resolve
por si, já que a motivação dura pouco. Crie novas metas e vincule a
realização com prêmios que interessam os corretores. Mas desafiar a
equipe não significa pressioná-la com medo. Para não deixar essa
impressão, assuma, também, a sua responsabilidade pelos
resultados.
Seja um
parceiro
Não estabeleça uma série de
desafios e fuja. Aparecer no final da operação só para cobrar os
resultados vai deixar a equipe perdida e, também, desmotivada. Seja
mais do que um líder, seja um parceiro.
Se precisar, dê alguma ajuda
durante a caminhada. A empresa pode ajudar nos custos de um curso.
Suportar, mesmo parcialmente, os estudos, não é um gasto, mas sim
um investimento.
Recompensas também
motivam
Não é nenhum segredo: as pessoas
trabalham esperando algo em troca. Para cumprir metas, as pessoas
se dedicam além do normal e esperam algo além.
Não ignore esse esforço a mais e dê
alguma recompensa para os seus liderados. E nada de ficar restrito
ao simples elogio, ainda que verdadeiro.
Agora, as pessoas não vivem só de
elogios. Os prêmios não precisam ser gigantesco. O pagamento de um
almoço pode ser uma boa resposta para quem colocou mais placas ou o
ingresso para um show ou jogo de futebol. Se suas finanças
permitirem, trabalhe com bônus para os “melhores do mês”, isso pode
dobrar a produtividade da equipe.
As recompensas são fundamentais
para criar um ambiente saudável de competição em que todos
ganham.
Transparência
Uma equipe pode ser formada por
pessoas com perfis totalmente opostos. Para não criar um ambiente
de conflito de egos, dê o mesmo espaço para todos os profissionais.
Não só escute todo mundo, como também peça interação entre eles. E,
claro, sempre seja transparente.
Por exemplo, se um profissional
ganhou uma recompensa maior, mostre aos demais o porquê ele
mereceu. Isso, ao contrário de dividir a equipe, vai motivá-la
ainda mais a alcançar resultados cada vez melhores.
Não demonstre mais afeto com um ou
outro colaborador, porque isso vai gerar conflitos internos. Dentro
de um mundo corporativo, todos são iguais e os benefícios devem ser
compatíveis com os resultados alcançados.