A Câmara dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Camaracor-SP), comandada pelo presidente Pedro Barbato Filho, realizou na noite de 30 de março sua 26ª Tribuna Livre. O evento, que abriu as atividades de 2015 da entidade, aconteceu nas dependências da Tokio Marine Seguradora, em São Paulo, com a presença do presidente José Adalberto Ferrara e diretores.
O bate-papo aconteceu descontraído enquanto a companhia anfitriã oferecia um rodizio de pizzas. Os corretores de seguros fizeram perguntas sobre produtos e estratégias comerciais da empresa para a diversificação de negócios.
Pedro Barbato questionou se a crise econômica poderá impactar o mercado de seguros, e Ferrara disse que os números da Susep consolidados em fevereiro já mostram o mercado crescendo 3,8% quando comparado ao início do ano passado. “Em conversas com outros presidentes de seguradoras, vemos que todos estão muito confiantes que ainda neste ano haja uma virada. Esse pessimismo é muito mais uma crise de confiabilidade do que econômica, especificamente. Vamos deixar o ministro Joaquim Levy fazer seu trabalho, acho que no 4º trimestre já estaremos discutindo o quanto vamos crescer em 2016, pois devemos voltar a crescer. Certamente teremos um Natal com clima muito mais otimista do que hoje”.
O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, prestigiou o evento e deixou seu recado aos colegas: “Parabenizo a Camaracor por mais esse encontro saudável e produtivo, e agradeço a direção da Tokio Marine por nos receber e ouvir. No Sincor-SP estamos trabalhando muito e à disposição de vocês com esse nosso mantra do empreendedorismo, que vem bem ao encontro da fala do Ferrara de que devemos diversificar a nossa carteira. Quando eu falo em diversificar, jamais devemos pensar em investir em outras atividades, mas sim inovar em produtos, vender mais e melhores coberturas de seguros para nossos clientes”.