Com atendimento superior a 60 casos
por mês, gerando relatórios e alto volume de papéis, o departamento
Disque Sincor está trabalhando em uma ferramenta online para
facilitar o registro de demandas dos corretores de seguros
associados. O objetivo desse benefício é oferecer um sistema de
gerenciamento de informações para organizar e melhorar o
acompanhamento dos processos.
De acordo com a 2ª vice-presidente
do Sincor-SP e diretora executiva responsável pelo departamento,
Simone Martins, o sistema será fornecido pela plataforma Guinzo.
"Começamos a utilizar a solução internamente em outubro,
cadastrando todos os processos que já estavam abertos desde maio.
Queremos transformar o Disque Sincor em uma verdadeira câmara de
conciliação, sendo a nova plataforma um ponto de referência entre o
corretor e o mercado", afirma.
A solução é mais um benefício do Sindicato para o associado, cujo
formulário, em breve, ficará disponível no site da entidade
(www.sincorsp.org.br). Assim, o corretor de seguros poderá dar
abertura nas reclamações e solicitações ao Disque de maneira
prática e rápida.
Para isso, bastará ao profissional acessar o portal, preencher a
ficha e anexar toda a documentação necessária dependendo da
situação (apólice, negativa, boletim de ocorrência, comissão
pendente etc). Após o envio, ele receberá, automaticamente, um
e-mail informando o número de protocolo e os dados do responsável
que acompanhará seu processo. Em contrapartida, o departamento e a
Regional da qual o corretor faz parte também irão receber um e-mail
contendo as informações do processo para monitorar o caso.
O gerenciador cria um follow up, uma espécie de pasta, que
contemplará todo o histórico do corretor. Assim, é possível
acompanhar o andamento com uma dinâmica moderna e ter mais
agilidade de retorno. "O contato por e-mail será mantido da mesma
forma, mas agora, além desse procedimento, a plataforma nos permite
armazenar relatórios gerenciais com o histórico completo de cada
processo", explica Simone.
Outro quesito importante é a efetivação dos prazos. A tecnologia
gera um calendário com as datas a serem cumpridas. Com uma
sinalização de cores, o sistema indica para o profissional que está
acompanhando se já foi concluído ou não. Simone destaca que são
vários tipos de processos que poderão ser enviados para o Disque
Sincor e a ferramenta vai armazenar todas as informações.
A ferramenta também começou a ser utilizada pelos departamentos
Financeiro, Ética e Ouvidoria, com relatórios específicos para cada
área. "Já estamos atuando com o sistema internamente e verificando
seu funcionamento. Queremos ampliar a utilização também em outros
setores, como a Unisincor e o departamento de Compras. Outro passo
do projeto é implantar o cadastramento também nas Regionais, com o
monitoramento pela Sede, para que fique padronizado o meio de
comunicação e não perdermos a linha do processo", menciona
Simone.
Desde maio o Sincor-SP começou a se reunir com as seguradoras para
nomeação de um responsável de cada companhia que fará a
interlocução entre a empresa e o Disque Sincor. A comunicação será
através de um canal exclusivo, para encaminhamento de todas as
reclamações. "Esse atendimento faz parte de um único objetivo:
evitar cobranças e potencializar os processos", destaca Simone.
Por fim, o sistema gera relatórios onde é possível verificar os
casos mais recorrentes por seguradora, os ramos mais mencionados, a
quantidade de ocorrências por corretor e de processos revertidos ou
não. "Isso facilita para dialogarmos com as seguradoras, em
situações que estão sendo enfrentadas ao mesmo tempo pelos
corretores. Facilitando a negociação ao entender o motivo do
problema com determinado produto ou serviço", conclui a 2ª
vice-presidente.