O
que advogados, administradores e engenheiros têm em comum com
Corretores de Seguros? São profissões regulamentadas que garantem a
eles o porte de uma carteira de identificação concedida pelos
conselhos profissionais. Essa carteira vale como um documento
oficial substituindo, em algumas situações, inclusive o RG. O
Corretor de seguros também possui esse documento. A confecção dele
é de responsabilidade da Superintendência Nacional de Seguros
Privados (Susep), mas há aproximadamente dois anos ela deixou de
ser emitida.
Alguns Corretores reclamam da falta do documento
já que ele ajuda a dar credibilidade junto aos clientes. Pensando
nisso e também como forma de estimular os profissionais a estarem
mais próximos do sindicato, o Sincor-SC decidiu suprir essa
carência e passa a emitir uma carteira de identificação
profissional aos profissionais catarinenses.
O
presidente da entidade, Auri Bertelli, diz que a carteira é
destinada apenas aos Corretores associados e ela vai oferecer
alguns benefícios. Ele conta que na carteira vão constar dados como
nome, número da Susep, se é sócio do sindicato. “Adquirimos uma
máquina para confeccionar as carteirinhas que, além da
identificação, servirá para que o Corretor possa usufruir dos
benefícios que serão concedidos pelo sindicato, como descontos em
estabelecimentos”. Bertelli diz que futuramente o Sincor-SC vai
fazer convênios com estabelecimentos para garantir descontos e
outros benefícios aos sócios. Ele lembra que há alguns meses o
Sincor-SC fez um certificado para que os Corretores usassem no
escritório identificando que ele é um profissional
habilitado.[2]
Bertelli reforça que o documento que será
expedido pelo Sincor-SC será oferecido apenas aos profissionais
ligados ao sindicato e a validade deverá ser de um
ano.