Artigo da Unesp é publicado em revista internacional
Professores do Instituto de Biociências da Unesp, Câmpus de Botucatu, escreveram artigo ‘School activities in health education and their impact on parents’ na publicação International Journal of Research in Education Methodology.
Os autores apontam, no sumário, que existe pouca evidência empírica para estabelecer o valor de atividades na escola em educação em saúde em crianças e as repercussões em suas famílias. A análise quantitativa de intervenção na saúde e seus reflexos na família permitiriam a quantificação de sua eficiência fora do ambiente escolar.
O presente estudo utilizou informações sobre piolho em cabelo de crianças. Foi realizada uma amostragem randômica em alunos de terceira a quinta séries de duas escolas públicas que utilizaram um módulo pedagógico sobre a doença parasitária conhecida como pediculose. Seus responsáveis foram convidados a responder um questionário com o objetivo de detectar as suas opiniões sobre as informações recebidas e o impacto delas sobre as suas famílias.
Dos 155 que responderam o questionário, 89,9% eram pais dos estudantes. Foi verificado que os alunos infectados apresentaram grande capacidade de influenciar a família em ações contra os piolhos. A maioria desses responsáveis apoiou as informações recebidas e declararam que estavam satisfeitos com a escola por ter enfocado o tema.
Os pesquisadores concluem que, quando o assunto pertence à realidade do estudante, a relação entre a escola e a família se fortalece. A divulgação de pediculose, na escola, portanto, auxiliaria a diminuir a distância entre a teoria e a prática, em um processo de harmonização importante na educação em saúde.
O artigo foi publicado a partir de projeto do Programa Núcleos de Ensino da Unesp, financiado com recursos próprios.
Acesso ao artigo completo
http://www.cirworld.com/index.php/IJREM/article/view/145N/pdf_11