Há uma previsão circulando no setor
de seguros há anos: a ideia de que
a tecnologia substituiria os Corretores.
Descobriu-se que essa ideia está errada. Os corretores
não estão apenas fazendo negócios, mas prosperando.
Algumas das provas estão em
distribuição. Muitas companhias de seguros fundadas em modelos
diretos ao consumidor estão mudando de marcha e adotando a
distribuição de agências. O motivo: os consumidores – dos Baby
Boomers à Geração Z – entendem o valor dos corretores e querem
trabalhar com eles para lidar com suas necessidades de seguro.
De acordo com
nossa recente pesquisa com consumidores ao longo de
gerações , 65% de todos os consumidores planejam usar
um corretor de seguros no futuro. Mas talvez mais importante, a
grande maioria daqueles que trabalharam com um agente de seguros
usaria um novamente. Além disso, essa visão otimista é consistente
em diferentes faixas etárias. No geral, 81% dos Baby Boomers, 79%
dos Gen Xers, 84% dos millennials e 69% dos Gen Z que trabalharam
com um agente de seguros planejam usar um novamente.
Há uma oportunidade significativa
para os corretores. Muitos consumidores estão abertos a trabalhar
com um agente de seguros, mas antes disso, eles podem não perceber
o valor desse relacionamento. A chave para os agentes de seguros
está em como fazer com que mais consumidores usem seus
serviços.
Estamos na era do intermediário
novo e aprimorado. Os consumidores preferem corretores digitais,
responsivos e rápidos. Além disso, consumidores de todas as idades
estão procurando mais informações e serviços.
E, embora os corretores ofereçam um
ótimo atendimento ao cliente, ainda há trabalho a ser feito para
criar confiança e compreensão com os consumidores mais jovens.
Apenas metade da geração Z sempre ou geralmente confia em seu
agente de seguros, e apenas 57% desta geração disse que os agentes
sempre ou geralmente entendem suas necessidades.
Não só os consumidores de todas as
gerações querem trabalhar com corretores independentes, mas uma vez
que experimentam o serviço dos agentes, eles provavelmente
retornarão. O principal desafio é como fazer com que os clientes
dêem o primeiro passo. Ao encontrá-los em suas comunidades,
fornecer conselhos úteis e oferecer uma experiência digital
perfeita, os agentes podem transformar novos clientes em potencial
em clientes de longa data.
Ido Deutsch é
vice-presidente de crescimento da Agentero, uma rede digital
de seguros.