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Números mostram que franquia de seguro de vida é oportunidade para empreender em 2022

Fonte: CQCS Data: 21 fevereiro 2022 Nenhum comentário

O mercado de seguros de pessoas cresceu em 2021, faturou R$ 46,4 bilhões de janeiro a novembro e tem pela frente a perspectiva de continuar aquecido

Entre as muitas lições trazidas pela pandemia, uma das mais valiosas é a importância de se proteger e reduzir o impacto financeiro que alguns imprevistos podem trazer – que é exatamente o objetivo dos seguros de vida.

Essa reserva para as situações imprevistas foi buscada por mais brasileiros em 2021: no setor de seguros de vida, o segmento de pessoas cresceu 12,6% de janeiro a novembro de 2021, de acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O faturamento alcançou um total de R$ 46,4 bilhões. O cenário para 2022 se mostra positivo, com tendência de manutenção do crescimento.

Esse novo cenário impactou os resultados da Prudential do Brasil, a maior seguradora independente do país no segmento de pessoas, excluindo-se VGBL. A empresa cresceu 16% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, atingindo nível recorde de R$ 1,6 bilhão de faturamento.

Ainda assim, diferentemente do que acontece em outros países, apenas uma pequena parcela da população brasileira possui seguro de vida. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 60% das pessoas contam com algum tipo de seguro de vida (Fonte: Limra – 2018); e no Japão, esse número corresponde a mais de 90% (Fonte: EY). Enquanto isso, apenas 15% dos brasileiros possuem seguro de vida como parte do seu planejamento financeiro e familiar. Esse cenário abre uma grande oportunidade de negócios como o modelo de franquia da seguradora Prudential.

Como foi 2021 para a rede de franquias da Prudential

No último ano, a Prudential implementou diversos projetos de cunho digital para ajudar os franqueados na prospecção de clientes, na captação de interessados em empreender na franquia, na gestão da carteira de clientes e para facilitar o processo de emissão de apólices.

“As iniciativas foram fundamentais para que as franquias pudessem ter todo o apoio, a comodidade, o suporte e a proximidade com a franqueadora nesse período desafiador, permitindo que atuassem em seus negócios com o menor impacto possível”, explica Humberto Madeira, vice-presidente de franquias da Prudential do Brasil. “Com um modelo sólido e reconhecido, ao longo de 2021, tivemos um total de 180 novos contratos de franquia, o que mostra que estamos no caminho certo quanto ao crescimento da rede”.

A expansão regional também foi uma importante estratégia da franqueadora para ampliar sua capilaridade. “Iniciamos a expansão da franquia pelo Nordeste, inaugurando dois pontos de apoio para a rede de franquias no Recife, em Pernambuco. A escolha dessa cidade como a primeira capital a marcar a expansão pelo Nordeste conjuga o bom desempenho da Prudential no estado, assim como o próprio aquecimento econômico da região. Também abrimos um novo ponto de apoio em São Paulo, região em que já atuamos e que possui grande importância comercial”, explica Humberto.

Em 2021, a empresa também aumentou o investimento em campanhas voltadas para a captação de interessados em empreender nesse modelo de franquia. “Participamos de eventos e lives do setor, realizamos divulgação em diversos meios, como jornais, rádios e digital, além de utilizar a abertura de pontos de apoio no Recife como mote para uma campanha na região.”
O esforço da empresa foi reconhecido pelo mercado, com a conquista da classificação de 5 estrelas na premiação Melhores Franquias do Brasil 2021, pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), que atesta a satisfação dos franqueados e reforça a excelência da franquia.

Ano promissor

Para este ano, a organização projeta uma manutenção no crescimento. “Vamos seguir investindo no crescimento da rede de franquias e abrindo novos pontos de apoio. Atualmente, contamos com 31 pontos distribuídos em oito estados e seguimos estudando novas regiões com oportunidade de expansão dos negócios”, afirma Madeira.

“Nossa rede de franquias tem hoje cerca de 1.600 corretores franqueados e nosso objetivo é alcançar três mil unidades de franquias até 2025 para aumentar nossa capilaridade e presença em todo o país. Assim, o ano de 2022 continuará tendo o foco na busca de novos investidores que queiram empreender com a Prudential”, finaliza o vice-presidente de franquias da empresa.

A companhia também prevê lançar novos produtos de seguro de vida individual, além de manter os investimentos em soluções digitais para alavancar os negócios dos franqueados e facilitar o dia a dia dos clientes. O suporte de marketing da franqueadora é outro diferencial que será mantido, com a realização de campanhas para atração de novos interessados para empreender na franquia com o objetivo de expansão da rede. “Vamos continuar investindo em novidades e modernização para a franquia, visando a longevidade desse modelo de negócios e da parceria com os franqueados da rede”, conclui Madeira.

Oportunidade de empreender

A Prudential do Brasil está no país há 24 anos e hoje é líder entre as seguradoras independentes no país no segmento de pessoas (excluindo VGBL). A companhia possui mais de 3,1 milhões de vidas seguradas e já pagou mais de R$ 1,9 bilhão em benefícios ao longo de sua trajetória.

O modelo de franquias favorece este mercado. Uma das diferenças fundamentais de uma franquia para um negócio tradicional, em qualquer área, é a experiência e o suporte proporcionados pela franqueadora. O empresário franqueado tem acesso a um modelo de negócios já testado e validado. É da franqueadora a responsabilidade de manter o sistema de transferência de know-how de forma padronizada e oferecer treinamentos periódicos, além de apoiar o empresário franqueado na estratégia de comunicação.

Especificamente no segmento da Prudential do Brasil, as vantagens incluem participação ativa do empresário franqueado no negócio por meio de comitês temáticos, mas também com incentivos como um programa de excelência, clube de vantagens, parcerias com instituições financeiras e o Prêmio Franquia de Excelência, para estimular e incentivar ainda mais a posição de qualidade do negócio.

Além disso, quem empreende com uma franquia da Prudential conta com um investimento inicial atrativo e tem possibilidade de ganhos ilimitados, payback em 6 seis meses (em média), entre outras vantagens. Para saber mais, acesse https://www.prudentialdobrasil.com.br/sejaumfranqueado.

 

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