Jornalistas podem inscrever
reportagens sobre educação financeira veiculadas em mídia impressa,
online, TV, rádio, YouTube ou podcast; premiação é de R$ 15
mil
O C6
Bank lança hoje a terceira edição do Prêmio C6 de Jornalismo, cujo
foco é educação financeira e finanças pessoais. O objetivo é
reconhecer reportagens que abordem a cidadania financeira, conceito
usado pelo Banco Central do Brasil para se referir à inclusão
financeira, à educação financeira e à proteção ao consumidor de
serviços financeiros. Também serão consideradas reportagens que
facilitem a compreensão do mercado e ajudem os brasileiros a
tomarem decisões informadas em relação a finanças
pessoais.
Os
jornalistas podem inscrever conteúdos veiculados durante todo o
ano. O prêmio terá duas categorias. A primeira é dedicada a
reportagens publicadas em veículos impressos ou online. A segunda
categoria reunirá conteúdos jornalísticos veiculados em podcasts,
rádios, TV ou YouTube. O valor do prêmio é de R$ 15 mil para cada
categoria. Cada profissional pode inscrever até três
trabalhos. Não serão aceitas inscrições de íntegras de
cadernos especiais ou íntegras de séries audiovisuais.
Os
conteúdos serão julgados com base nos seguintes critérios:
didatismo, relevância, qualidade do texto e ineditismo. As
inscrições começam em 1º de setembro e encerram-se em 30 de
novembro pelo site www.premioc6.com.br.
A
divulgação dos três finalistas de cada categoria ocorre em 20 de
janeiro de 2022. Os vencedores serão anunciados no dia 31 de
janeiro de 2022.
Na
edição passada, na categoria impresso e online, os vencedores foram
Alexandre Versignassi, Juliana Krauss, Luciana Lima e Tássia
Kastner, da revista Você S/A, com a reportagem
“Parece cocaína, mas é day trade”. Na categoria audiovisual, o
trabalho premiado foi “Por onde começar a gestão do seu dinheiro?
No comportamento!”, de Carolina Sandler e Danilo Gobatto, veiculado
no podcast Meu Dinheiro, Minhas Regras, na Rádio
Bandeirantes.
O C6
Bank acredita que a educação é a ferramenta mais efetiva para a
transformação da sociedade. Por isso, o banco se dedica à
disseminação da educação financeira e do ensino de tecnologia. Na
primeira frente, o C6 Bank promove cursos gratuitos de finanças
pessoais para clientes, empreendedores, professores de escolas
públicas e comunidades em situação de vulnerabilidade social,
além de realizar anualmente o Prêmio C6 de Jornalismo e de
manter a plataforma de conteúdo 6 Minutos. Na segunda frente, o C6
Bank conduz, entre outras iniciativas, o programa C6 App Inventor,
que dissemina conhecimento sobre programação em regiões
periféricas.