Com
as novas tecnologias, os corretores ficaram receosos que sua função
se tornasse obsoleta. No entanto, a pandemia mostrou que a
tecnologia é um aliado do corretor e não um concorrente. “O
corretor tem toda condição de ser o profissional do século 21.
A pandemia trouxe uma nova visão da importância do seguro
para a vida das pessoas”, destacou o presidente do Sincor SP,
Alexandre Camillo, em participação na Maratona da Inovação em
Seguros, promovida pelo JRS.
A necessidade de home office pegou todos de surpresa, no
entanto, os profissionais mostraram resiliência e rapidamente
conseguiram se adaptar e seguir sua atividade. “De uma hora pra
outra ficamos sozinhos, as informações começaram a vir
exclusivamente pela tecnologia. Os corretores que já tinham
equipamentos prontos para este momento, já saíram na frente”,
afirmou o presidente do Sincor-SC, Auri Bertelli. Para ele, a
transformação foi boa e vai continuar sendo, no entanto, é
bom que os corretores tenham capacidade de lidar com a tecnologia,
que vai ser muito positiva para a atividade.
Se algum corretor ainda se sente inseguro em relação a
tecnologia, Ricardo Pansera, presidente do Sincor-RS, lembra que a
todo momento são criados novos produtos para as diferentes
necessidades das pessoas e cabe ao corretor fazer a curadoria de
opções e apresentar aos clientes. “Temos que ter alguém que preste
assessoria necessária e saiba distinguir obrigações, direitos e
deveres do segurado.”, disse. A expertise em seguros aliada a
tecnologia garantem um atendimento que dificilmente deve ser
superado por algum software.
“Quem faz seguro com corretor e seguradora, dificilmente vai buscar
outra alternativa. Temos visto muitas vendas por plataformas que
geram muita insegurança porque não são claras com o que entregam”,
alertou o presidente do Sincor-PR Wilsinho Pereira. “O consumidor
nos tem como essencial para adquirir um seguro, mesmo que vez ou
outra experimente algum outro tipo de aquisição. Temos que confiar
mais em nós”, complementou Camillo.
No entanto, todos são unânimes em afirmar que buscar
capacitação e estar sempre atento às novidades é fundamental para
os corretores se manterem atuantes e indispensáveis. “Tem uma
palavra-chave sobre estar à frente do sindicato num momento de
inovação: qualificação. Os Sincor sempre estiveram ao lado do
corretor”, lembra Pansera. A não obrigatoriedade da contribuição
sindical fez com que os sindicatos buscassem ter ainda mais
relevância para os corretores. “Para continuarmos tendo a confiança
e parceria dos corretores além da questão ideológica, tínhamos que
nos colocar como algo útil no dia a dia, para que buscasse no
Sincor a solução de problemas como busca em outras companhias”,
exemplificou Camillo.
Assim, surgiu o Sincor Digital Bureau, um aplicativo para
smartphone com vários serviços à disposição do corretor de seguros,
notícias e plataforma comercial de ajuda a ampliar as vendas do
corretor. “Os corretores contam com uma entidade inovadora, de
primeira linha, que sempre está atenta a todas às suas
necessidades, especialmente de seus associados. Somente através da
união teremos mais força”, concluiu Pansera.