Nesta segunda-feira (31), a MAG
Seguros, seguradora de 186 anos especializada em seguro de vida e
previdência, participou do webinar Tendências para o Mercado de
Seguros 2021: Edição – Seguro De Vida, organizado pela Amcham Rio
de Janeiro.Luís Felipe Maciel, diretor Corporate da companhia,
debateu sobre inovação no setor, o aumento da procura do Seguro de
Vida por jovens e os impactos da pandemia.
Durante o webinar, o executivo explicou que o mercado está
amadurecendo como um todo e que seus três pilares – cliente,
distribuidoras e seguradoras – estão evoluindo em conjunto. Assim
como os consumidores que cada vez mais sabem sobre as
particularidades de suas apólices e entendem o que estão comprando,
e corretores que estão buscando especializações e certificações, as
empresas de seguro estão desenvolvendo soluções inovadoras,
ampliando portfólio e se aproximando do cliente. “Há 20 anos,
quando falávamos de seguro de vida, vinha a imagem de seguro de
morte, que era a única cobertura que tínhamos a oferecer. Hoje
podemos apoiar os brasileiros em momentos de afastamento do
trabalho por invalidez temporária ou permanente, durante
diagnósticos de doenças graves e até mesmo com auxílio estudantil”,
completa Maciel.
As novas tecnologias são a principal mola propulsora dessa
transformação, sendo elas que possibilitam oferecimento de
telemedicina e o desenvolvimento de seguros sob demanda, em que é
possível escolher quando utilizá-lo. Além disso, corretores
conseguem agora fazer prospecções pela internet com a plataforma
Venda Digital. Apenas em 2020, a companhia realizou mais de 80 mil
horas de treinamento para que os vendedores pudessem estar bem
preparados para vender remotamente. Essas ações foram fundamentais
para a continuidade dos negócios durante a pandemia, com um aumento
de 35% no número de usuários e mais de 95% das vendas realizadas
por esta plataforma.
O foco em inovação também propiciou que a MAG Seguros trouxesse
para o mercado a WinSocial, startup de venda seguros de vida para
diabéticos, um público que era negado pela indústria tradicional e
que a subscrição pode ser feita graças a um software que analisa o
histórico do paciente. Também foi por essa busca por novas formas
de pensar o setor, que a companhia se tornou a única seguradora
aprovada no Sandbox Regulatório da Superintendência de Seguros
Privados (Susep). Dessa aprovação surgiu a Simple2u, que irá operar
em ramos elementares e com portfolio 100% sob demanda. “A inovação
está crescendo tanto que daqui a pouco vai ser inerente ao nosso
negócio, não sendo possível diferenciar o que é proveniente dela e
o que é tradicional”, explica Luís Felipe.
Outra tendência do setor que está sendo vista pela MAG Seguros é o
aumento da busca de seguro de vida por jovens. O executivo explicou
que a empresa registrou um crescimento de 36% de novos clientes com
até 30 anos de idade no primeiro quadrimestre de 2021 quando
comparado com 2020. Dentre as coberturas mais contratadas estão as
voltadas à sobrevivência e impacto de renda em razão de problemas
com a saúde, como Diária por Incapacidade Temporária, Doenças
Graves, Cirurgias e Diária por Internação Hospitalar.
“A gente tem menos de 15% das famílias brasileiras com Seguro de
Vida. Quando olhamos para países com economias semelhantes à nossa,
vemos, por exemplo, que estamos abaixo até mesmo do México, que tem
20% das casas cobertas. Isso mostra que temos um espaço enorme de
crescimento e a pandemia abriu uma porta para falarmos sobre o
tema. Precisamos levar a mensagem da importância do seguro para a
tranquilidade das pessoas e mostrar a importância dele para a
segurança de todos”, finaliza o diretor.