A iniciativa faz parte de uma
das frentes trabalhadas pela Seguradora no plano de enfrentamento
da crise, a aceleração digital.
Em um movimento pela saúde de todos
durante a pandemia de Covid-19, a Seguros Unimed lançou o serviço
de teleorientação médica 24h aos seus segurados de todo o Brasil. A
iniciativa faz parte de uma das frentes trabalhadas pela Companhia
no plano de enfrentamento da crise: a aceleração digital. O canal,
implementado no mês de março, permite que os clientes do ramo Saúde
recebam orientações confiáveis, em caso de dúvidas ou mesmo
sintomas da doença, com segurança e sem precisar sair de casa.
O serviço tem se mostrado bastante
efetivo, sendo que 93,3% das demandas são solucionadas nas
videoconsultas, minimizando a exposição ao risco das pessoas em
ambientes hospitalares. Os encaminhamentos para o
pronto-atendimento representam apenas 5,9% de um total de 2.796
atendimentos online já realizados.
O teleorientação médica 24h está disponível por meio do aplicativo
da Seguros Unimed, para os sistemas Android e IOS. Também é
possível ter acesso ao serviço por telefone, pela central de
teleorientação (0800 892 4888). Neste caso, uma equipe de saúde
especializada avalia cada situação e recomenda o melhor a fazer e,
nas situações indicadas, o paciente recebe por SMS um link para uma
sala de vídeo para se conectar com um médico, o que pode ocorrer de
maneira agendada. Até o momento, 9.109 ligações foram
contabilizadas, além dos acessos via aplicativo.
A teleorientação é indicada para
esse momento de pandemia pelo novo coronavírus, em que é
recomendado pelo Ministério da Saúde e demais órgãos sanitários que
pessoas com sintomas leves, sem febre ou com febre baixa, não se
desloquem aos prontos-socorros.
“O serviço está em linha com a
estratégia da Seguros Unimed para este cenário de pandemia. Nos
estruturamos para assegurar o atendimento a todos os clientes e,
para coordenar de maneira segura e efetiva o percurso assistencial,
disponibilizamos plataformas online em um movimento de aceleração
digital”, disse o superintendente de Provimentos e responsável pelo
Comitê de Vigilância para Covid-19 na Seguradora, Luís Fernando
Rolim Sampaio.
Mais cuidado e segurança
aos pacientes
Além do serviço de teleorientação
médica 24h para clientes com sintomas ou com diagnóstico confirmado
de Covid-19, a Seguros Unimed também disponibiliza, em seu
aplicativo, consultas médicas por videochamadas, para necessidades
não relacionadas ao coronavírus. O atendimento está ativo das 8h às
22h, sete dias por semana. Neste caso, o cliente é avaliado por um
médico de família ou um clínico geral.
Há, ainda, o monitoramento ativo
dos clientes vulneráveis, identificados a partir de uma avaliação
de saúde, e a ampliação das parcerias com a rede prestadora.