Após um ano apontando crescimento em diversos setores empresariais, o mercado de seguros mostra tendências otimistas para 2020.O fim do ano se aproxima e a época pede mais que uma avaliação do mercado, mas também o olhar atento nas projeções para 2020.
Marcado por altas que chegaram a 50%, em relação a 2018, o setor de seguros tem todos os motivos para começar o novo ano com otimismo.
O reaquecimento mostra um mercado crescente em áreas empresariais, como os seguros patrimoniais, que estiveram entre os protagonistas do ano. Mais que a demanda reprimida de tempos de recessão, para Felipe Cervi, vice-presidente da REP Seguros, há também um fator relativo às notícias do mundo.”Este ano e ano passado, houveram muitos sinistros severos, o que obviamente impacta no custo do seguro.
Porém, com a economia voltando a ficar aquecida, novos produtos também chegaram no nosso mercado e foram importantes para o aumento do número de vendas”.
Entre essas novidades, encontramos o seguro paramétrico, uma modalidade que simplifica a precificação de seguros. Na área agrícola, por exemplo, esta modalidade pode usar fontes de pesquisas para pré-estabelecer parâmetros – como área, clima, vegetação -, de acordo com as necessidades do segurado. Uma maneira de personalizar e agilizar a regulação do sinistro, permitir um preço mais atrativo e um pagamento de indenizações mais eficiente e rápido.
Outro produto que era promessa ainda de 2019 é visto como grande aposta de crescimento mundial: o seguro de cyber risks. O mundo cada vez mais conectado e com a ocorrência de sinistros na casa dos bilhões, evidencia a necessidade deste tipo de prevenção. Entretanto, na visão de Cervi, ainda há percalços para solidificar a modalidade.
“Ainda é um produto em fase de adaptação. Como os sinistros muitas vezes acabam sendo sigilosos, o cliente não consegue ter uma dimensão da perda financeira. Porém, a tendência é de aumento significativo nesta modalidade”, comenta.
O certo é que os números ascendentes dos últimos anos, aliados aos novos produtos e comportamento dos empresários, dão aos profissionais dos seguros todos os motivos para começar o novo ano com otimismo.