A Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS) divulga nesta sexta-feira (30/11) os resultados
trimestrais do Programa de Monitoramento da Garantia de
Atendimento. Neste ciclo, a reguladora determinou a suspensão
temporária da comercialização de 17 planos de saúde de três
operadoras em função de reclamações relacionadas a cobertura
assistencial. A medida começa a valer na próxima sexta-feira
(7/12). Juntos, os planos possuem 156,6 mil beneficiários, que
ficam protegidos com a medida e com a assistência regular a que têm
direito garantida.
O Monitoramento da Garantia de
Atendimento avalia as operadoras a partir das reclamações
registradas pelos beneficiários nos canais da ANS. O objetivo do
programa é estimular as empresas a qualificarem o atendimento
prestado aos consumidores, razão pela qual os planos suspensos só
podem voltar a ser comercializados quando forem comprovadas
melhorias. “Dessa forma, o beneficiário fica mais protegido, já que
não haverá ingresso de novos contratantes. Por outro lado, novos
consumidores não correm o risco de contratar um produto que não
estiver atendendo adequadamente”, explica o diretor de Normas e
Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel.
Paralelamente à suspensão, a ANS
liberou a comercialização de 19 planos de saúde de oito operadoras.
Esses produtos poderão voltar a ser vendidos para novos clientes a
partir do dia 7/12.
Reclamações
Nesse ciclo, foram consideradas as
reclamações (como negativas de cobertura e demora no atendimento)
recebidas no 3º trimestre de 2018. Entre 1º de julho e 30 de
setembro, foram registradas 17.314 reclamações de natureza
assistencial nos canais de atendimento da ANS. Dessas, 16.442 foram
consideradas para análise pelo Programa de
Monitoramento.
No período, 95,62% das queixas
foram resolvidas pela mediação feita pela ANS via Notificação de
Intermediação Preliminar (NIP), um aumento em relação ao ciclo
anterior (93,2%), garantindo resposta ao problema dos
consumidores.
Perfil das reclamações
assistenciais no período analisado
Resumo dos resultados do Programa
de Monitoramento - 3º trimestre/2018
- 17 planos com comercialização suspensa
- 3 operadoras com planos suspensos
- 156.617 consumidores protegidos
- 19 planos reativados
- 7 operadoras com reativação total de planos (16 produtos)
- 1 operadora com reativação parcial de planos (3
produtos)
Acesse aqui a lista de planos com comercialização
suspensa
Acesse aqui a lista de operadoras com planos
totalmente reativados
Acesse aqui a lista de operadoras com planos
parcialmente reativados
Veja a classificação de todas as
operadoras
Veja a apresentação com os resultados
Informações detalhadas por
operadora e por faixa de classificação
Os beneficiários também podem
consultar informações do monitoramento por operadora, conferindo o
histórico das empresas e verificando, em cada ciclo, se ela teve
planos suspensos ou reativados.
Para dar mais transparência e
possibilitar a comparação pelos consumidores, a ANS disponibiliza
ainda um panorama geral com a situação de todas as operadoras, com
a classificação das empresas nas quatro faixas existentes (que vão
de 0 a 3).
Clique aqui e faça a consulta por operadora de
plano de saúde.