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Mudança na Precificação do Seguro de Perfil para Persona

Fonte: Marcelo Tenedini Data: 19 outubro 2018 Nenhum comentário

Por Marcelo Tenedini

Não podemos desprezar e eliminar informações históricas, estatísticas e cálculos atuariais utilizados até os dias de hoje, mas precisamos sair do quadrado e iniciarmos o quanto antes a preparação da precificação do seguro conforme novas tendências e necessidades do mercado, principalmente num país como o nosso que não possui a cultura do seguro e está passando por uma transformação política e econômica-financeira.

Os produtos da indústria de seguros, como automóvel, vida e saúde, devem levar em conta novas tecnologias, novos padrões de consumo, novas personas, riscos e demais fatores diretos e indiretos.

Por que não considerar padrões reais e não médias ou não precificação igual por cidade (CEP), uma vez que os sinistros, os riscos e as fraudes ocorrem em locais específicos e podem perfeitamente ser mapeados e agravados por determinados padrões? Mudanças desse tipo tornariam a precificação mais justa, tornando os produtos mais atrativos e acessíveis a um público que hoje não contrata seguros.

Muito embora alguns aplicativos disponíveis, inclusive das seguradoras, não sejam 100% confiáveis, o uso da telemetria, por exemplo, seria uma  forma inteligente de rastreamento, resultando em dados mais precisos.

O Seguro de Automóvel não deve basear-se somente em perfil, sexo, estado civil, idade do condutor, com ou sem filhos, CEP de pernoite e etc, sem contar que o sexo feminino paga menos que o sexo masculino, o que vai contra a Constituição Federal (ambos são iguais perante a lei, e olha que não estou falando de gênero no seguro do automóvel).

O Seguro Saúde deve contemplar gênero ao invés do sexo, e flexibilizar a contratação de obstetrícia, uma vez que o plano contratado pelo sexo masculino inclui cobertura maternidade no seu custo.

O mesmo ocorre no Seguro de Vida, que contempla somente o sexo, sendo que atualmente a cirurgia de mudança de sexo e consequente consumo de hormônios, por exemplo, é uma realidade absoluta. A flexibilização de contratação de cobertura de câncer de próstata, útero e ovário, independentemente do sexo do segurado, tornaria este tipo de seguro mais interessante.

Para ilustrar, façamos uma reflexão sobre Perfil ou Persona: Imagine 2 homens, nascidos em 1948, casados 2 vezes, com 2 filhos homens, milionários, ambos europeus, nascidos no Reino Unido, e muito respeitados em suas profissões. Um é o Príncipe Charles e o outro é nada mais nada menos que Ozzy Osbourne. Como ficaria o seguro de automóvel desses senhores no Brasil?

Baseados nas constatações relatadas acima, com a adoção do critério PERSONA na precificação do seguro, as seguradoras, têm a oportunidade de analisar os seus produtos e precificar, conforme um novo padrão de consumo e seus consumidores. Assim, os produtos se tornam mais personalizados e customizados, aumentando a presença das seguradoras no mercado tornando possível a ampliação da participação de mais produtos no mercado nacional.

Com a alteração da precificação do seguro de Perfil para Persona, os produtos da indústria de seguros podem ter como resultados esperados:

1) Maior participação no mercado nos três ramos do seguro: Vida, Saúde e Automóvel;
2) Produtos e atendimento mais personalizados e customizados;
3) Produtos mais FLEX;
4) Redução de fraudes e sinistros e menos judicialização;
5) Maior divulgação da Educação Securitária, Previdenciária, Financeira e de Trânsito;
6) Maior utilização de novas tecnologias;
7) Mudanças de Paradigmas;
8) Eliminação e/ou redução da ação das cooperativas (associações de proteção) no mercado e
9) Possivelmente drástica redução do uso de multicálculos, principalmente no ramo automóvel.

Ao determinarem adequadamente seus grupos de Personas, as seguradoras conseguirão identificar os desejos e as necessidades e/ou dificuldades de seus diversos clientes, dando direção para a precificação, garantindo as características e as funcionalidades fundamentais para a nova parametrização dos seus seguros e seus custos, através de coleta e análise de dados diferenciadas e estruturadas. Ainda, poderão oferecer produtos mais convidativos a seus clientes, melhorando os resultados para seu ramo de negócios.

 

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