O novo consumidor não quer mais só
levar um produto para casa ou contratar um serviço. Ele busca mais
que isso: pesquisa o histórico de quem oferta, vai atrás da opinião
de quem já adquiriu, analisa todas as possibilidades de compra.
Para achar essas informações, basta estar conectado no computador,
no celular ou no tablet, os mesmos espaços que hoje ele utiliza
para fazer compras. De acordo com a pesquisa Consumidor Digital
2017 da Conversion, 93% dos brasileiros conectados já realizaram
compras pela internet. Outro estudo, divulgado pelo Google, indica
que as vendas online devem seguir firme e forte nos próximos
anos e dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021,
crescendo em média 12,4% ao ano. Um dos fatores para o crescimento
da receita do e-commerce, segundo a pesquisa, virá de novos
consumidores virtuais.
No mercado de seguros, já há um
movimento para atender esses novos consumidores. Muitos corretores
estão deixando o medo de lado e investindo no mundo digital. Outros
tentam entender as mudanças que o mercado vem passando e, mesmo que
paulatinamente, se adaptar a elas.