Dia desses, passando diante de uma
floricultura, resolvi comprar uma flor para minha esposa, mais
precisamente uma gérbera enfeitada (ela adora gérberas). Não era
nenhuma data especial, apenas tive vontade de mostrar como a amava.
Fiquei muito feliz com sua reação, vi que havia ficado surpresa,
encantada com meu gesto. Eu a surpreendi positivamente e nosso dia
ficou muito alegre. Consegui agregar valor ao nosso dia.
Pensando nessa situação fiz uma
comparação com o mundo corporativo e refleti sobre a importância de
inovarmos. Naquele dia, fiz algo diferente que impactou
positivamente minha esposa, e inovar não é simplesmente fazermos as
coisas de forma diferente. Inovar é fazê-las de forma diferente
para obtermos resultados diferentes e positivos.
Vejo que criatividade e inovação são
requisitos fundamentais para que as empresas sobrevivam nesse
mercado extremamente competitivo em que estamos inseridos. Porém,
devemos seguir o exemplo de Steve Jobs, uma das pessoas mais
criativas e inovadoras de que já ouvi falar. Ele não levantava pela
manhã pensando em ser criativo, em inovar. Essas características
estavam incorporadas ao seu espírito, ao seu dia a dia. Ele
simplesmente era criativo e inovador.
Não fico feliz quando ouço algum
empresário ou profissional de qualquer área, dizendo “No próximo
ano seremos criativos, vamos inovar.”.
Quando ainda pensamos em utilizar
esses requisitos – fundamentais para crescermos como profissionais
ou para que nossa empresa cresça – é sinal de que ainda não os
incorporamos ao nosso dia a dia.
Quando criatividade e inovação
tornarem-se um hábito no Brasil, em nosso mundo corporativo, aí sim
estaremos caminhando a passos largos rumo ao sucesso e à
prosperidade que tanto desejamos e que muitos países já
alcançaram.
Inove por hábito em sua profissão,
empresa e com a pessoa que você ama e colha excelentes frutos.
*Marco Cassel é palestrante
motivacional, especialista em superação, criação de valor e em
tocar o coração das pessoas. www.marcocassel.com.br