Quem procura por uma apólice de
seguro, na verdade, quer proteger seu patrimônio, seja um carro,
uma casa, ou uma vida. E há inúmeros players no mercado, além dos
corretores, que atendem esses clientes. Para se firmar diante dos
concorrentes, o corretor de seguros precisa mostrar seu valor para
o consumidor, e isso só é possível através do bom atendimento e
oferecendo a ele o produto ideal.
Uma pesquisa feita pela GfK Verein ,
em 27 países, apontou que, em média, 51% da população confia nos
agentes de seguros. O índice é preocupante, visto que este
profissional, em tese, ajudará a resolver qualquer complicação que
o consumidor tenha com o patrimônio segurado. Ao contrário da venda
transacional, na qual o cliente entra na loja, pede um produto,
paga e vai embora, a comercialização de seguros se enquadra na
categoria de venda consultiva, na qual o corretor procura entender
o perfil de cada cliente, para entregar a proteção ideal. Contudo,
muitos agentes de seguros realizam a venda transacional de
coberturas, contribuindo para a baixa confiabilidade nos
profissionais do ramo.
Para conquistar a confiança do
cliente, o corretor precisa estar ciente das necessidades que ele
possui e oferecer soluções que supra todas elas, apenas com a venda
consultiva a categoria se firmará no mercado. Atender com qualidade
é primordial para cativar o público. Ouvir o que os consumidores
têm a dizer, propor uma cobertura que seja adequada, resolver o
problema deles, são requisitos de uma venda consultiva. E o
atendimento não se restringe à venda, manter contato com o segurado
após a assinatura da apólice estimula o crescimento da confiança
que ele tem com o corretor.
Além disso, a venda consultiva exige,
não só um atendimento de qualidade, mas também que o corretor seja
um expert no que está oferecendo para os clientes. Se capacitar,
participar de cursos, palestras e seminários, estar por dentro das
inovações são formas de incrementar o valor profissional e conhecer
a fundo a cartela de produtos. Uma vez que sabe o que está
vendendo, consequentemente, o corretor vende mais.
Estando capacitado para realizar uma
venda consultiva, o corretor deveria focar nesta etapa. Para não
desperdiçar tempo na busca por oportunidades, neste ponto, a
aquisição de leads qualificados se apresenta como uma solução, pois
estes estão decididos a comprar um seguro e buscam pelo melhor
atendimento e um corretor que os ajude a encontrar uma cobertura
adequada, seja ao seu orçamento ou ao seu perfil. Sem precisar de
esforços para conseguir novos prospects, o corretor pode se dedicar
a conversar com os clientes, entender o que eles querem e
apresentar as soluções que eles procuram.
Os novos prospects para sua corretora
podem ser adquiridos no MercadoLead.com