Medida das empresas estimula a conscientização do planejamento financeiro e pode levar à contratação de outros seguros
A Revista InfoMoney publicou em seu site matéria sobre seguro de vida, afirmando que muitas pessoas entram em contato pela primeira vez com o produto quando as empresas onde trabalham oferecem aos seus funcionários. Simples de serem contratados, os seguros de vida em grupo são a modalidade geralmente oferecida pelos empregadores, o que também pode estimular o trabalhador a contratar um seguro de vida individual, que permite uma proteção mais personalizada e acesso a produtos mais sofisticados, formas de pagamento diferenciadas e análise de risco completa.
De acordo com especialista ouvido na matéria, a combinação dos dois produtos permite montar um planejamento financeiro mais ajustado às necessidades das pessoas e de suas famílias, já que as coberturas de seguro de vida em grupo tendem a ser menores e, eventualmente, podem não atender a todas as necessidades dos beneficiários. E se a procura por essa proteção ainda não ocorre de forma massificada, deve-se, segundo o especialista, à cultura herdada pela hiperinflação dos anos 1990, que impossibilitava um planejamento financeiro de longo prazo. Entretanto, afirma ele, essa realidade está mudando, o que pode ser constatado pelo aumento da procura pelo produto, evidenciando que “os brasileiros estão despertando para a necessidade de proteger financeiramente suas vidas”.