O consumidor de seguros está cada vez
mais informado e apresentar as particularidades dos produtos passou
a ser um grande desafio para os corretores. O assunto foi abordado
pelo Prof. Luiz Marins no painel “Quebrando paradigmas, costumes e
atitudes, o caminho para mudança”, do Oficinas de Empreendedorismo,
evento que acontece neste fim de semana em Mogi das Cruzes.
“Neste novo cenário digital, o
corretor tem o desafio de reinventar sua importância, apresentando
situações interessantes aos clientes. O olho no olho vai continuar,
mas estamos no momento de revolução no setor e a categoria precisa
orientar famílias na aquisição de seguros”, considerou.
Para o palestrante, a crise funciona
como uma peneira, da qual só saem os bons. Nesses períodos são
aplicadas ações de melhoria nos negócios e o marketing pessoal é
explorado, assim, os empresários passam a ser continuamente
estimulados a aumentar o padrão de qualidade. “Com as perspectivas
mudando, novos governos, novos temas sendo discutidos pela
população, os corretores têm que estar preparados para o fim da
neblina e, com isso, sair do acostamento. Parar de procurar
culpados e atalhos. A mudança começa a partir de nós”,
destacou.
Marins enfatizou ainda que ter
estratégia é fundamental. É preciso analisar e estudar o cliente,
exercer a criatividade. “Dirija olhando para frente. Nunca ceda em
relação a valores e princípios éticos e morais. Nunca ceda às
pessoas que querem te levar a caminhos tortuosos que vão te fazer
perder a guerra. Mudar é a única certeza estável.”
No fim do painel, mediado pela 2ª
vice-presidente do Sincor-SP, Simone Martins, o tema foi discutido
pelos executivos do setor: Guilherme Hinrichsen (Icatu Seguros),
Leonardo Marins (Bradesco Seguros) e Rivaldo Leite (Porto
Seguro).a