Já tenho atuado há algum tempo no
mercado de varejo farmacêutico, no qual obtive diversas
experiências sobre quais caminhos realmente proporcionam melhorias
nas vendas. Assim, acho importante apresentar alguns pontos que
observo como sendo fundamentais para esse ramo de atuação e que
também pode ser compartilhado em outras lojas de varejo.
Primeiro ponto a ser levado em
consideração é que, atualmente, os consumidores que vão às compras
em uma farmácia são muito exigentes do que eram tempos atrás já
sabendo o que querem quando chegam ao PDV; possuindo exigências
extrapolam a proximidade física e levando em conta pontos como
atendimento de qualidade, preço de produtos, comodidades e
programas de fidelização. Mais do que nunca, é preciso mostrar aos
clientes que eles são especiais e que possuem um tratamento à
altura.
Por isso, para a realização de bons
negócios, uma farmácia deve se preocupar com diversos aspectos que
garantirão o retorno dos clientes. Mas quais são eles? A resposta
está na pesquisa “Comportamento do consumidor na hora de escolher
farmácias”, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e
Educação Continuada (IFEPEC).
Os dados que foram apresentados no
primeiro semestre de 2016 apontam os principais critérios
considerados na hora da escolha do local da compra de medicamentos,
mostrando que 94% analisa preços, 84% localização, 80% atendimento,
49% estacionamento, 32% meios de pagamento, 21% aceitação de PBM
(programa de desconto) e 11 % entrega de produto em casa.
Assim, fica claro para o empreendedor
do ramo farmacêutico que se deve tomar algumas medidas para
fidelização, por isso, detalhamos algumas dicas sobre os aspectos
citados:
Localização – o sucesso de um
empreendimento precede sua abertura. O recomendável é que se
estabeleça um estudo prévio que possibilite a obtenção de um local
privilegiado para atuar, analisando, por exemplo, números de
pessoas que passam nas ruas, dentre outros detalhes. Nessa hora, é
preciso paciência e planejamento, pois um ponto correto vai agregar
muito no sucesso, enquanto um ponto errado é praticamente meio
caminho para o fracasso.
Preços – hoje, o público possui muitas
ferramentas para realizar pesquisas, sendo assim, ter um preço
competitivo é primordial. Torna-se necessário para o empreendedor
do ramo farmacêutico buscar alternativas para se destacar, e uma
que se mostra de grande sucesso é o associativismo, obtendo maior
força nas negociações, podendo, assim, repassar os descontos aos
clientes.
Programas de fidelização – nunca os
famosos cartões de fidelidade estiveram tão na moda. Os
consumidores precisam se sentir especiais, se tornando de extrema
importância que estabeleça algum tipo de clube de vantagens.
Contudo, é imprescindível cautela para que esses benefícios ocorram
de forma ordenada; para isso, são necessárias ferramentas.
Capacite seus atendentes – é
importante uma equipe qualificada, lembrando que, para uma boa
venda, é fundamental conhecer o assunto com a maior profundidade
que puder, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o
diálogo com o cliente. O atendente não pode ser tímido e a prática
deve ser constante.
Busque facilidades – se preocupe com o
acesso de seus clientes e com a disponibilização dos produtos em
sua loja, fazendo com que estejam adequadamente visíveis. Também se
preocupe em como o cliente chegará a loja, buscando espaço para
estacionamento e, caso não tenha, criando convênios.
Supere as expectativas – busque sempre
inovar e se atualizar, a quebra positiva da expectativa do cliente
é uma forma quase certeira de fazer com que ele volte, por isso,
busque estar em constante contato com o que existe de mais moderno
no mercado.
Ângelo Vieira é diretor operacional da
Farmarcas, administradora de oito redes de drogarias (Ultra
Popular, Super Popular, Maxi Popular, Entrefarma, Farma100, AC
Farma, MegaPharma e Bigfort), com mais de 500 associados.