Muitos Corretores têm reclamado do
cancelamento de débito automático dos clientes. Em casos assim, o
Corretor deve agir com cautela e entrar em contato de imediato com
o segurado.
Em entrevista ao CQCS, o Corretor
Ednir Fornazzari afirmou que já teve casos com segurados em que
precisou fazer um novo seguro, outra proposta e outro orçamento
para ser emitida uma nova autorização bancária.
“Percebi que algo tinha dado errado no
contrato quando a companhia seguradora estornou a comissão da minha
conta. Fiquei sem entender, já que não houve nenhum cancelamento
por parte do cliente, muito menos da minha. Quando procurei me
informar, a companhia alegou que o débito não foi confirmado”,
disse Fornazzari.
Ednir afirmou que o cancelamento do
débito automático feito pelos bancos atrasou o trabalho da
Corretora como um todo. E ele foi obrigado a pausar suas atividades
para regularizar o processo. Ele revelou que tudo foi feito com
calma, para que o cliente não tivesse perdas e nem ficasse
estressado.
Para Auri Bertelli, presidente do
Sincor SC, o ideal é acompanhar os vencimentos, e sempre que
possível, pedir que a seguradora emita o boleto. “Estamos alertando
aos Corretores em nossos eventos, e muitos estão deixando de operar
com as seguradoras que apresentam complicações”. Corretor há 36
anos, Carlos Valle acredita que é de suma importância o Corretor
fazer o acompanhamento do pagamento e deixar o cliente ciente de
que será debitado o valor na sua conta. Valle ainda revela que não
tem sofrido com esses problemas em sua Corretora, graças a um
modelo de correspondência que foi implantado e está sendo repassado
aos clientes.
“Algumas seguradoras estão voltando
aos modelos anteriores e oferecendo o pagamento em quatro parcelas
sem juros no carnê e por mais que exista um sistema, a melhor forma
de se evitar o problema é o trato pessoal. Só o Corretor de
Seguros, junto ao cliente pode mantê-lo informado sobre o processo
de pagamento”, ressaltou Valle.