Veja abaixo 10 dicas do Fábio Yamamoto, sócio da TIEX sobre como aumentar a rentabilidade, melhorar a gestão e impulsionar o seu negócio:
1. Pense grande
“Pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho...” (Jorge
Paulo Lemann). Pense grande, tenha metas agressivas, ter grandes
aspirações lhe dará a dimensão dos grandes desafios que você
precisará enfrentar para fazer seu negócio prosperar e os desafios
serão igualmente grandes se você pensar pequeno.
2. Não estabeleça metas
impossíveis
As metas precisam ser agressivas, mas realistas, o impossível só
será alcançado passo a passo. Muitos empreendedores acabam
“perdendo o gás” por estabelecer metas inatingíveis.
3. Motive seus colaboradores
Manter seus colaboradores motivados é fundamental para o sucesso do
seu negócio, funcionários desmotivados significam menor
produtividade, propaganda negativa e consequentemente
prejuízos.
4. Uma hora Vai
Resiliência, perseverança, persistência. Os desafios serão
inúmeros, enormes, e sem a capacidade de enfrentar as adversidades
que surgirão ao empreender, dificilmente sua empresa terá sucesso.
É preciso estar preparado para enfrentar as piores tempestades para
aproveitar a bonança.
5 5. Cliente é a razão de
tudo
Seu cliente é a razão de sua existência! O empreendedor só começa
seu negócio porque em algum momento vislumbrou um potencial mercado
ou cliente a ser atendido, mas não se trata aqui da velha máxima “o
cliente sempre tem a razão”, e sim de cativar seu cliente,
fidelizar seu cliente. Como? Através da excelência no seu produto
ou serviço, entender que muitas vezes a relação cliente-fornecedor
vai além do aspecto puramente comercial, pois envolve muitas vezes
parceria e identificação.
6. Se Incomode, não se Acomode O primeiro passo para o fracasso é achar que conquistou tudo, é ter a sensação de ter atingido o Olimpo. O que existe depois do topo? Por isso nunca imagine ter alcançado o topo, sempre é possível ir além, sempre é possível melhorar, aprimorar, manter a aquele pequeno desconforto de que é possível fazer mais. Se incomode, não se acomode.
7 7. Você terá inúmeros chefes
Um erro muito comum ao iniciar como empreendedor é o sonho de não
ter chefe, na verdade, se você fizer tudo certo, você não terá
apenas um, mas vários. Cada cliente será um chefe, você precisará
ser seu próprio chefe, cobrar-se como executivo é importante do
contrário a acomodação, e consequentemente a ruína, poderá fazer
parte do seu futuro como empreendedor.
8. Dividir para conquistar
O tempo é o maior limitador ao crescimento, não há obstáculo
impossível de ser transposto durante o crescimento, exceto o tempo.
Por isso multiplicá-lo pode ser a única saída, e a única forma de
fazer isso é ter mais pessoas para compartilhar tarefas,
responsabilidades e, claro resultados. Além de ir atrás de
profissionais qualificados para apoia-lo e auxiliar no crescimento
da companhia, a possibilidade de ter novos sócios não deve ser
descartada. Dividir o bolo não deve ser encarado como algo
negativo, como uma perda, pois o objetivo é ter um pedaço menor de
algo muito maior. Você prefere ter 100% de um bolo que vale R$ 1
milhão ou 10% de um bolo que vale R$ 100 milhões?
9. Pense de forma perene
Pensar de forma perene não significa que a empresa vai existir por
toda eternidade, mas visão de longo prazo é extremamente importante
para que as decisões não sejam baseadas única e exclusivamente
visando resultados imediatos. Avaliar o impacto que as ações
presentes terão sobre o futuro da empresa podem fazer a diferença.
Inclusive, pode definir se vale a pena continuar o negócio ou
não.
110. Planejamento e mais
Planejamento
Planejar, planejar, planejar. Não significa que planejamento é a
garantia de sucesso, mas a falta dele é garantia de fracasso. Mesmo
os empreendedores que dizem ter construído seus negócios baseados
em feeling planejam, ainda que de forma intuitiva. E para colocar
todas essas atitudes em prática é necessário planejar. Planejar
para estabelecer metas, planejar para saber como motivar seus
colaboradores, planejar para definir estratégias. Planejamento tem
que ser feito de forma criteriosa e deve ter utilidade, não ser
feito apenas porque consta nos manuais de administração.
Fábio Yamamoto é especialista em auditoria e controladoria, e sócio da Tiex.