Selecione seu Estado São Paulo
Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

Líder de sucesso estabelece metas

Fonte: SEGS Data: 30 janeiro 2017 Nenhum comentário

Diz o ditado que “se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”. O pensamento é Séneca, um dos mais brilhantes intelectuais do Império Romano. Já naquela época se intuía que é preciso direção para alcançar um objetivo.

Ao incorporar o conceito ao mundo corporativo, é possível concluir que meta é a maneira mais objetiva do líder tirar o colaborador da subjetividade e indicar-lhe o foco de uma ação. A maior parte das pessoas, seja na vida pessoal ou profissional, deseja saber o seu destino.

Por meio de uma meta bem elaborada, é possível identificar quem e como é possível contribuir com a ação. Para estruturá-la, é preciso garantir que ela tem que ser:

1. Específica – Temos que dizer exatamente o que queremos, qual o escopo, quais os dados reais da meta. Ela tem que ser numérica e objetiva;

2. Relacionada com a atividade fim da pessoa – Não faz sentido um colaborador da área técnica receber uma meta do departamento de vendas, por exemplo. É preciso que a meta esteja dentro da área de autoridade do profissional e que ela possa traçar ações para atingi-la. Isto não quer dizer que não possa haver metas corporativas compartilhadas com todas as áreas.

3. Mensurável – Ter a chance de avaliar por meio de dados e fatos se uma meta foi atingida ou não;

4. Atingível – Estabelecer metas inatingíveis é o primeiro passo para desmotivar o desempenho de uma equipe. Dessa forma, pense em conquistas realizáveis e, se possível, relacionadas a resultados anteriores, como por exemplo “aumentar as vendas em 30% em relação ao ano anterior”;

5. Relevante – É importante que os colaboradores entendam o propósito da sua meta, ao que ela está conectada, qual o impacto e a contribuição para a organização ou a causa;

6. Temporal – Tem que ter data de inicio e fim.
Com a meta estabelecida, é hora dos envolvidos criarem um plano de ação detalhado e executá-lo.

Mãos à obra!

Texto de Meg Chiaramelli, consultora da Integração Escola de Negócios

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas

 

agencialink.com é o nome fantasia da Raz&aatilde;o Social:
ART Tecnologia de Sistemas S/S Ltda.
CNPJ: 10.199.185/0001-69
Av. Jabaquara, 2860 - Sobre Loja - S&aatilde;o Paulo, SP - 04046-500 - Brasil