Rede é formada por operações
remanescentes da Cooper Gay Swett & Crawford na região
Com presença em cinco países – Brasil,
Chile, Equador, México e Uruguai – foi anunciada hoje a criação da
SOM.US, a mais nova companhia do setor de seguros e resseguros da
América Latina. Composto por operações originadas a partir da
Cooper Gay Swett & Crawford, o grupo atuará nas áreas de
consultoria e distribuição de seguros e resseguros em toda a
América Latina. O plano desenhado pela rede prevê iniciativas a
serem implementadas até o ano de 2021.
A partir de um projeto inovador, todas
as operações trabalharão de forma integrada e com liderança
compartilhada. A rede SOM.US oferecerá ao mercado latino americano
um completo portfólio de serviços de assessoria técnica, comercial
e operacional, ao mesmo tempo em que constituirá o mais abrangente
canal de distribuição de seguros e resseguros da região.
Entre outras iniciativas, a partir de
2017, o grupo trabalha no sentido de replicar, gradativamente, nos
países onde houver mercado, o modelo adotado pela operação
brasileira, ou seja, incorporando a consultoria de seguros à
distribuição de resseguros.
Uma maior aproximação e integração dos
escritórios da América Latina era uma antiga aspiração das
operações na região. Ela vinha sendo planejada pelas lideranças
locais como forma de ampliar e garantir um crescimento sustentável
do trabalho desenvolvido sob a bandeira da Cooper Gay Swett &
Crawford. Em setembro de 2016, o grupo inglês, rebatizado de ED,
anunciou um novo direcionamento em seus negócios. Depois de manter
presença na América Latina durante 20 anos, passou a focar a sua
atuação como “wholesaler” em diferentes centros (Hubs) situados
estrategicamente pelo mundo. Esse cenário foi o ambiente ideal para
o lançamento de uma rede que continuasse a trajetória de bons
negócios desenvolvidos na América Latina.
Mais do que o lançamento de uma nova
marca, a criação da SOM.US reflete uma nova cultura e um redesenho
na forma como as operações vinham trabalhando. Ainda que sob a
mesma bandeira, os países atuavam individualmente e focados apenas
em seus mercados locais. A proposta agora é que a integração seja
completa, tanto do ponto de vista de intercâmbio de experiências e
equipes, como também de atendimento compartilhado, para que cada
parte alcance o seu melhor desempenho, sempre com foco na
satisfação dos clientes.
Com vistas a garantir a efetividade do
projeto, em 2016 foi desenvolvido um intenso trabalho de avaliação
das áreas estratégicas, para identificar sinergias e definir
processos únicos. Reunidos, representantes de cada uma das
operações discutiram, avaliaram e aprofundaram seus conhecimentos
sobre as áreas de compliance, RH, tecnologia da informação e
marketing.
Integradas as operações da América
Latina, SOM.US reúne um total de 12 escritórios e mais de 250
profissionais, além de uma carteira de clientes com as mais
importantes seguradoras da região. No caso do Brasil, a companhia
estará presente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas
Gerais, Goiás e no Distrito Federal, com 08 escritórios e atendendo
a mais de 2 mil corretores de seguros.
Os desafios serão muitos, mas em uma
coisa os presidentes da SOM.US de todos os países na América Latina
concordam: o lançamento de hoje é um marco na história do mercado
de seguros da região.