Em períodos de crise, uma
contratação assertiva se torna primordial para uma empresa,
principalmente, em função do alto custo que um erro nessa hora pode
representar. Segundo levantamento Celso Bazzola, diretor executiva
da Bazz Consultoria em RH, para uma empresa os prejuízos
financeiros de uma contratação mal feita pode variar de 3 até 15
vezes o valor do salário do demitido.
“O número é assustador, mas leve em
conta todo o custo existente em um processo de contratação,
envolvendo anúncio de vagas, tempo de profissionais de recursos
humanos, treinamento, processos trabalhistas, adequação de equipe,
some a isso outros valores de perdas financeiras mais diretas, como
pagamento de salários, encargos, benefícios, indenizações,
improdutividades, retrabalhos, dentre outros valores que foram
pagos”, detalha Celso Bazzola.
Mas mesmo com todos esses riscos, o
caminho não é se assustar e deixar de contratar. Muito pelo
contrário, o melhor que uma área de recursos humanos pode fazer é
aperfeiçoar e valorizar todos os processos de contratações e obter
profissionais que realmente sejam engajados e capacitados, pois,
com isso o resultado será o aumento da rentabilidade..
“Hoje muitas empresas não se
preocupam com a definição do perfil e requisitos adequados para a
função, sendo desprezados uma análise de perfil do cargo e
profissionais disponíveis. Outro ponto é a falta de planejamento, o
que faz com que a maioria das contratações ocorram de forma
urgente, sem planejamento e análise”, conta o diretor executiva da
Bazz Consultoria em RH.
Para minimizar os erros Celso
Bazzola elaborou algumas orientações para o aprimoramento de uma
contratação:
1. Faça uma análise prévia de
perfis das vagas existentes em sua empresa e perfis de candidatos
que deseja encontrar,
2. Busque a prevenção, criando um
banco de currículos com profissionais que tenham características
que interessam e que podem ser contratados no futuro;
3. Detalhe muito bem a vaga em suas
divulgações, com capacitação e características que se deve ter,
deixando a menor chance possível para dúvidas dos candidatos;
4. Busque formas de confirmar se o
que foi informado pelo candidato está de acordo com a realidade,
hoje se observa muitas pessoas que apresentam qualificações que não
possuem, ou supervalorizam experiências;
5. Na entrevista buscar conhecer o
candidato em seus conhecimentos, pressão e até a postura perante
uma situação de questionamentos.
6. Dinâmicas de Grupo podem
demonstrar a socialização do candidato e sua personalidade e a
maneira de analisar o posicionamento quanto a pontos de vistas
diferentes de cada membro do grupo e como o candidato absorve as
orientações perante a convivências com outras pessoas. Isto
demonstra o perfil comportamental em relação ao cargo
disponível.
7. As simulações de situações reais
visam identificar a criatividade, raciocínio e como o candidato se
sobressai no momento de pressão, como se estivesse em situação real
de trabalho.
8. Deve ser escolhido um local com
privacidade, iluminação, acústica, conforto, para ambos,
entrevistador e entrevistado.
9. O material a ser utilizado na
entrevista deve ser previamente preparado, como ficha de anotações,
descrição do cargo, quesitos necessários, etc.
10. A melhor forma é que o
entrevistador faça um Check List ou roteiro contendo as informações
relevantes que devem ser questionadas ao candidato. Todo material
que será utilizado na entrevista deverá ser preparado com
antecedência, onde a escolha também do ambiente que tenha
privacidade e conforto passa ser um ponto importante para o
entrevistado e entrevistador, deixar o mesmo tranquilo fará com que
o entrevistador extraia o melhor do candidato.
“É importante reforçar que na
entrevista existem pessoas que vendem muito bem, assim, como não
ser ludibriado? Para que não haja equívoco na contratação, o
entrevistador deve ter conhecimento do que vai explorar com o
candidato, realizando perguntas focadas e que agreguem valor a
entrevista e ao objetivo do cargo. Comprar o que foi informado pelo
candidato com um pedido de exemplos, podem evitar estas surpresas”,
complementa Celso Bazzola
Enfim, contratar errado possui um
custo muito alto e não é simples acertar, nessa hora, o
recomendável para qualquer empresário é deixar de lado a
autoconfiança, para buscar conhecimento e profissionais
especializados, o que com certeza garantirá ótimos resultados.