#1. Para vender
mais, nunca deixe de estudar.
Assim como qualquer carreira,
vendas evolui. É importante estar sempre atento às tendências e
comportamentos dos clientes sobre vendas. Nada pior do que estar
desatualizado na profissão que você atua.
Todo vendedor, gerente de vendas e
empreendedor que se preze é um devorador de livros de marketing &
vendas. Um vendedor atualizado é o primeiro grande passo
para vender mais sempre.
Lembre-se que, há pouco tempo atrás
o modo de comprar e vender era totalmente diferente do que o de
hoje.
E com o ritmo das mudanças, as
coisas vão mudar ainda com mais rapidez. O único diferencial
competitivo das empresas é o conhecimento transformado em prático.
Isso sempre vai permitir vender mais.
Hoje em dia, por exemplo, muitos
clientes não aceitam ser incomodados com ligações de vendedores.
Lembre-se que, cada vez mais o telefone está entrando em descrédito
quando o assunto é vendas.
Portanto, para vender
mais é preciso estudar novos métodos de vendas.
#2. Para vender
mais, você precisa estar online.
Essa é uma verdade absoluta sobre
vendas. Você precisa estar em todos os canais. Se você ainda não
tem e-commerce, tenha um site com um ótimo visual e muitos artigos
sobre vendas.
Esteja no atendimento online, no
formulário de contato e responda rapidamente as dúvidas dos
clientes.
Para vender
mais, a sua loja não pode ser o único canal de vendas do
cliente. Você precisa implementar televendas, vendas online, vendas
pela internet, e tudo que for possível.
Canais diferentes de vendas vão
certamente fazer você vender mais. Você
precisa estar disponível. Acredite, se o cliente for até você e não
te encontrar ele vai desistir.
#3. Para vender
mais, segmente os clientes.
Até uma lojinha de bairro que vende
roupas femininas precisa segmentar seus clientes.
Segmentar os seus clientes vai
fazer com que você sempre possa vender
mais para aquela galera que já compra com você.
Por que segmentar?
Por que se você sabe qual
tipo de produto um cliente mais compra, quais os interesses deles,
qual o ticket médio da compra dele, quantas vezes ele comprou nos
últimos meses, aonde o cliente mora, qual o telefone, e-mail,
endereço, fica mais fácil de você oferecer um produto que se
encaixe 100% no gosto dele.
E uma coisa é verdade. É mais
fácil vender mais para quem já compra de
você do que conquistar um novo cliente. Isso já é uma coisa bem
manjada no mundo das vendas.m cliente mais compra, quais os
interesses deles, qual o ticket médio da compra dele, quantas vezes
ele comprou nos últimos meses, aonde o cliente mora, qual o
telefone, e-mail, endereço, fica mais fácil de você oferecer um
produto que se encaixe 100% no gosto dele.
Por isso, sempre que o cliente
comprar pela primeira vez na sua loja, ofereça um brinde, um
desconto, ou algum incentivo para ele se cadastrar.
E quando eu digo cadastro, digo
cadastro de verdade. Não apenas nome e endereço. Mas sim TUDO que
você possa saber sobre ele que vai te ajudar a entender o seu
comportamento e, com isso fazer você vender
mais.