A CNseg realizou na manhã de hoje (17) o
segundo workshop de inovação do Prêmio Antonio Carlos de
Almeida Braga de Inovação em Seguros. Profissionais da indústria de
seguro se reuniram no auditório da Funenseg, no Rio de Janeiro,
para a palestra com Gil Giardelli, CEO da empresa Gaia Creative e
professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da
Fundação Instituto de Administração (FIA).
Em sua apresentação, Giardelli
defendeu a necessidade de tecnologia e inovação caminharem juntas e
suscitarem mudanças aplicáveis ao mercado e que beneficiem a
sociedade.
“O mundo agora é um laboratório de
mudanças. É o tempo da inovação”, ressaltou, falando sobre o
desafio de vencer os obstáculos e a incredulidade e investir em
novas ideias. Segundo Gil, “sempre que se fala
eminovação, a tendência é que riam de quem teve
uma grande ideia porque ainda falta visão de inovação no mercado.
Acredite, se você tiver uma ideia brilhante, saiba que, em média,
230 pessoas pensaram a mesma coisa e apenas três tiveram a
petulância de investir para tirar a ideia do papel. Dizem que o
brasileiro é muito inovador, mas não. O brasileiro é muito
criativo. Ser inovador é colocar a sua ideia para funcionar”.
Outro ponto reforçado pelo
executivo foi a importância de se investir
em tecnologia para melhorar a vida das pessoas sem perder
a simplicidade dos processos. “Quem agrada gregos, troianos e
romanos não faz inovação”, alertou ele, ressaltando a importância
da atualização profissional em um mundo
cada vez mais competitivo e globalizado. “O desafio que eu proponho
a que você é que experimente a desconexão para entender o mundo em
que estamos vivendo, onde todos estão conectados e insatisfeitos. A
inovação passa por pessoas, processos e tecnologias”.
Sobre o mercado de seguros,
Giardelli apontou a necessidade de uma maior aproximação entre
seguradoras e consumidores. “Inovação é colocar o simples à frente.
A linguagem do seguro ainda não é totalmente clara para a maior
parte da população. É preciso que ambas as partes conversem melhor.
Este é o foco da inovação para o mercado segurador”.