5 dicas para manter sua equipe de corretores motivada
Vamos imaginar a seguinte situação. Depois de vários anos de sucesso, a sua imobiliária começa a ter resultados ruins. E não há nenhuma mudança no mercado em geral. A resposta, muitas vezes, pode estar bem debaixo de seu nariz: a motivação dos corretores.
Equipe desmotivada está longe de ser problema exclusivo da sua empresa. Dados do Estudo Global sobre Força de Trabalho, realizado pela Towers Watson, revelam que 30% dos profissionais brasileiros estão desmotivados no seu emprego atual. No mundo, esse número está em 26%, segundo estudo da Dale Carnegie Training.
Os motivos para o desinteresse podem ser diversos: salário estagnado, falta de plano de carreira ou metas confusas são alguns deles.
Lidar com essas frustrações pode parecer missão impossível. Mas, acredite, há uma série de atitudes que podem manter o entusiasmo em alta na sua equipe. Confira, abaixo, algumas delas:
Conheça individualmente os membros da sua equipe
Cada corretor tem um fator diferente de motivação no trabalho. Uns gostam de estar em grupo para adquirir o máximo de conhecimento, outros para ascender na carreira, enquanto alguns se juntam à equipe por necessidade.
Conheça cada tipo de profissional e o estimule de acordo. Para o corretor que tem sede de aprender, incentive-o com cursos (presenciais ou online), indique palestras ou workshops. Pode ser um bom caminho para você também voltar a estudar.
Já aquele que quer uma carreira de sucesso, estude a possibilidade de mudanças. Uma promoção pode fazer sentido? Ou alterar a comissão perante metas mais agressivas? Como esse tipo de profissional gosta de testar seus próprios limites, um desafio nessa linha pode ser promissor.
No caso dos corretores que estão ali na sua equipe por precisar muito do emprego, ofereça benefícios que tragam tranquilidade para ele e sua família. Adicioná-lo no plano de saúde da empresa, por exemplo, pode fazer uma grande diferença.
Coloque desafios
A ausência de motivação na sua equipe pode ser causada pela falta de desafios. Ter que vencer uma tarefa difícil ajuda qualquer pessoa, já que o ser humano é competitivo por natureza e, quando desafiado, irá procurar sempre dar o melhor de si para provar que é capaz.
Por isso, estabeleça metas com prazos definidos. E não precisa ser só de vendas ou valores. Uma imobiliária pode ter bons resultados com uma meta de números de placas que devem ser colocadas. Ou clientes novos conquistados.
Vale lembrar que a meta não resolve por si, já que a motivação dura pouco. Crie novas metas e vincule a realização com prêmios que interessam os corretores. Mas desafiar a equipe não significa pressioná-la com medo. Para não deixar essa impressão, assuma, também, a sua responsabilidade pelos resultados.
Seja um parceiro
Não estabeleça uma série de desafios e fuja. Aparecer no final da operação só para cobrar os resultados vai deixar a equipe perdida e, também, desmotivada. Seja mais do que um líder, seja um parceiro.
Se precisar, dê alguma ajuda durante a caminhada. A empresa pode ajudar nos custos de um curso. Suportar, mesmo parcialmente, os estudos, não é um gasto, mas sim um investimento.
Recompensas também motivam
Não é nenhum segredo: as pessoas trabalham esperando algo em troca. Para cumprir metas, as pessoas se dedicam além do normal e esperam algo além.
Não ignore esse esforço a mais e dê alguma recompensa para os seus liderados. E nada de ficar restrito ao simples elogio, ainda que verdadeiro.
Agora, as pessoas não vivem só de elogios. Os prêmios não precisam ser gigantesco. O pagamento de um almoço pode ser uma boa resposta para quem colocou mais placas ou o ingresso para um show ou jogo de futebol. Se suas finanças permitirem, trabalhe com bônus para os “melhores do mês”, isso pode dobrar a produtividade da equipe.
As recompensas são fundamentais para criar um ambiente saudável de competição em que todos ganham.
Transparência
Uma equipe pode ser formada por pessoas com perfis totalmente opostos. Para não criar um ambiente de conflito de egos, dê o mesmo espaço para todos os profissionais. Não só escute todo mundo, como também peça interação entre eles. E, claro, sempre seja transparente.
Por exemplo, se um profissional ganhou uma recompensa maior, mostre aos demais o porquê ele mereceu. Isso, ao contrário de dividir a equipe, vai motivá-la ainda mais a alcançar resultados cada vez melhores.
Não demonstre mais afeto com um ou outro colaborador, porque isso vai gerar conflitos internos. Dentro de um mundo corporativo, todos são iguais e os benefícios devem ser compatíveis com os resultados alcançados.