Governo federal diz que falta ser
repassado R$ 74 milhões e Secretaria Estadual da Saúde afirma estar
100% em dia
Depois da Santa Casa de São Paulo ter
fechado as portas do Pronto Socorro nesta última terça-feira
(22/07), iniciou-se uma “novela” de repercussões e especulações. De
um lado, a instituição filantrópica alega que
para
arcar com o atendimento SUS, de outro a Secretaria
de Estado da Saúde de São Paulo afirma ter repassado um valor 2,7
vezes maior do que foi produzido tanto em 2013 quanto até
maio de 2014. E, nesta quinta-feira (24/07), o Ministério
da Saúde anunciou que parte do dinheiro enviado pelo governo
federal (de 2013 e 2014) não chegou aos cofres da
instituição.Segundo o Ministério, em 2013 foram cerca de R$
54,1 milhões que deveriam ter sido repassados para o hospital não
foram alocados para a entidade. E, neste ano, o total chega a R$
20,6 milhões. Procurada pelo Saúde Business 365, a Secretaria
de Estado da Saúde de São Paulo afirma que não procede, “de maneira
nenhuma”, a informação do Ministério da Saúde sobre o suposto não
repasse do total de R$ 74 milhões à Santa Casa de São Paulo.Confira
trechos na íntegra do esclarecimento da Secretaria de Saúde: O
que a pasta federal tenta fazer, de maneira errônea, é dizer que
São Paulo deixou de pagar dois tipos de incentivos federais, no
valor anual de R$ 36 milhões cada, mas que na verdade foram
incorporados ou adicionados ao valor pago pelos atendimentos de
média e alta complexidades da Santa Casa, por determinação do
próprio Ministério.
A Secretaria informa, ainda, que o
ministério erra novamente ao multiplicar por dois cada um desses
valores, já que o dinheiro repassado ao Estado é um só, sendo
transferido imediatamente para a Santa Casa, em no máximo cinco
dias uteis, em conformidade com a legislação.Vale ressaltar que só
no ano passado o governo de São Paulo repassou R$ 177 milhões em
recursos extras do tesouro estadual para a Santa Casa de São Paulo.
Este ano serão mais R$ 168 milhões, pelo menos, totalizando R$ 345
milhões em dois anos.