Pesquisa inédita da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
aponta que 72% dos consumidores entrevistados estão satisfeitos ou
muito satisfeitos com o seu plano de saúde. O levantamento foi
realizado por 89 operadoras de grande e médio porte, que englobam
17 milhões de consumidores de planos de assistência médica e
exclusivamente odontológicos no país – ou seja, 25% do total de
beneficiários desses planos. Foram, ao todo, 67.322 entrevistados.
A ANS auditou a pesquisa.
É a primeira vez que a ANS realiza um levantamento deste tipo,
focado na satisfação e nas expectativas do consumidor em relação à
sua operadora. Os dados obtidos, entretanto, não podem ser
interpretados como resultado de todo o setor de saúde
suplementar.
A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2012, a partir
da adesão voluntária das operadoras, que receberam como incentivo a
pontuação no Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS
e, por consequência, no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar
(IDSS). Em 2014, será obrigatória a participação de empresas com
100 mil ou mais beneficiários.
“É essencial mapearmos o setor que regulamos. Por isso, a
participação das maiores operadoras passará a ser obrigatória em
2014. As empresas precisam investir na melhoria de seus dados
cadastrais e nos seus serviços de atendimento, para se aproximar
das necessidades de seus clientes”, destaca o diretor-presidente da
ANS, André Longo.
A pesquisa revela a impressão atual dos consumidores quanto às
operadoras. Entre os entrevistados, 89,15% haviam utilizado o plano
de saúde no último ano. Para 65,46% do total de entrevistados, os
serviços do seu plano de saúde superaram as expectativas e 84,9%
recomendariam o seu plano de saúde para outros consumidores.
Detalhamento dos resultados
Das 89 operadoras, nove apresentaram uma maior concentração de
consumidores muito satisfeitos. Entre os entrevistados, a qualidade
dos serviços prestados pelos hospitais, consultórios e clínicas
credenciados pelo plano de saúde – ou seja, a rede que dispõe –
atingiu o índice de avaliação positiva mais alto (73,44%), seguido
pela avaliação geral do plano (que alcançou 71,99%). “A pesquisa
reflete como mais positiva a questão da qualidade dos prestadores
de serviços e, ao mesmo tempo, demonstra a preocupação dos
consumidores com os prazos para autorização de procedimentos”,
reforça André Longo.
O maior grau de insatisfação foi justamente em relação aos prazos
para autorização de procedimentos (15,33%), o que corrobora com
ações de fiscalização da ANS, como a do monitoramento da garantia
de atendimento ao consumidor.
A amostragem foi composta por consumidores de planos de saúde com
idade igual ou superior a 18 anos, residentes em todas as capitais
brasileiras. A seleção foi aleatória e seguiu a proporcionalidade
por unidade da federação.
Os resultados da pesquisa de satisfação dos beneficiários, a partir
do ano base 2012, compõem um novo indicador para o Programa de
Qualificação da Saúde Suplementar da ANS. Esse novo indicador
possui peso alto na Satisfação dos Beneficiários, dimensão que
representa 20% do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
O índice é divulgado pela ANS todos os anos e visa facilitar a
escolha do consumidor pelo plano de saúde mais adequado à sua
situação.