No mês de agosto, a operadora de planos de saúde com maior
índice de reclamações dos clientes entre as grandes foi a Unimed
Paulistana, segundo o ranking mensal da Agência Nacional de Saúde
Suplementar (ANS). Entre as empresas de médio porte, a campeã de
queixas em agosto foi a LAM Operadora de Planos de Saúde.
No dia 9 de setembro, a ANS chegou a instaurar um Regime de Direção
Fiscal na Unimed Paulistana, uma espécie de acompanhamento que
ocorre quando são detectadas uma ou mais anormalidades
econômico-financeiras ou administrativas graves, que coloquem em
risco a continuidade ou a qualidade do atendimento à saúde dos
beneficiários dos planos de saúde da operadora.
No site da ANS, no link “Índice de Reclamações”, é possível
observar o número de reclamações das operadoras nos últimos seis
meses e o índice de reclamação nos últimos 24 meses.
O índice apresenta o número médio de reclamações para cada 10 mil
clientes nos seis meses anteriores. Para isso, o número de
reclamações dos últimos seis meses é dividido pelo número de
beneficiários do mesmo período, e o resultado é multiplicado por 10
mil.
Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência
de reclamações, evitando-se que as empresas com mais clientes
fiquem sempre nas primeiras posições do ranking apenas pelo maior
número de beneficiários, ou que as empresas com menos clientes
fiquem sempre nos últimos lugares.
Veja a seguir o ranking da ANS das 20 operadoras de grande e médio
portes mais reclamadas de agosto:
Operadoras de grande porte
Operadoras de médio porte:
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