Área responsável é
majoritariamente certificada pela ISO 27001 que prevê critérios e
boas práticas para gestão de Segurança da
Informação
Por Qualicorp | VTN
Comunicação
SÃO PAULO –
A Qualicorp, a mais completa plataforma de escolha de planos de
saúde no Brasil, sempre teve um olhar atento à segurança da
informação. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em 2018, o
investimento no tratamento de dados pessoais foi ainda mais
intensificado. Dentre as iniciativas recentes, a equipe de Riscos e
Segurança da Informação (SI) recebeu um curso de capacitação
voltado para técnicas de gestão em Segurança da Informação de
acordo com a Norma ISO 27001.
A certificação fortalece a
estratégia da companhia de gestão da privacidade e o compromisso
com a redução de risco, investindo em controles de segurança da
informação interna e de seus clientes. “Hoje os ataques são
realizados com o objetivo de sequestrar informações digitais e
pedir altas quantias para que as companhias possam recuperá-las”,
pontua Hércules Silva, superintendente de Auditoria, Riscos,
Antifraude e SI da Qualicorp.
Invasões são ainda mais
perigosas quando se lida com dados sensíveis – caso de uma empresa
no setor da saúde -, uma vez que seria possível acessar o
prontuário médico de um paciente, por exemplo. Uma das apostas da
Quali para aumentar a confiança operacional é a cultura de proteção
de dados entre seus colaboradores, investindo em treinamentos
frequentes e obrigatórios sobre Segurança da Informação e
Privacidade (LGPD) disponíveis na Universidade Quali, uma
plataforma interna de aprendizagem corporativa.
Somado a isso, a empresa
adota um sistema de monitoração e controle 24×7 para identificação
de anormalidades em seu ambiente tecnológico. Quando há uma
movimentação suspeita, o serviço é tirado do ar como forma de
proteger o acesso às informações ali presentes até que a segurança
seja restabelecida. O sistema – implementado pela própria Companhia
– foi mencionado no relatório de sustentabilidade de 2022 como uma
perspectiva para um futuro próximo, que já se tornou realidade
desde o ano passado.
Além de tecnologia inovadora,
também são realizados testes para avaliar a suscetibilidade dos
funcionários em cair em golpes. Recentemente, por exemplo, a Quali
simulou internamente um ataque de phishing – técnica de engenharia
social usada para enganar usuários de internet usando fraude
eletrônica para obter informações confidenciais, como nome de
usuário, senha e detalhes do cartão de crédito. Com o resultado do
teste, foi realizada uma live com os pontos focais das equipes
operacionais para conscientizar a respeito das práticas adequadas
de segurança.
Conscientização, aliás, é a
palavra de ordem na empresa para o entendimento da LGPD e suas
aplicações. A Qualicorp criou um comitê com embaixadores de
privacidade, pessoas de diferentes áreas da companhia que
participam de encontros mensais para falar sobre o tema e aguçar um
olhar crítico em relação ao tratamento de dados. Essa iniciativa,
apesar de não obrigatória, fortalece as práticas de gestão e
governança corporativa.
Outra medida educativa é a
publicação periódica de conteúdos no Workplace, plataforma de
comunicação interna entre os colaboradores. “Nos últimos anos,
muita coisa mudou no que diz respeito à segurança da informação.
Essa transformação foi ainda maior no período da pandemia, devido
ao movimento de migração das empresas para o modelo de trabalho de
home office. Por isso nossos processos estão em desenvolvimento
contínuo e constante, assim como nossas pessoas”, finaliza
Hércules.