A companhia Zurich Insurance Group completou 150 anos de existência no último dia 22 de outubro. A seguradora foi fundada em Zurique, em 1872, e hoje é a 8ª maior companhia de seguros do mundo, de acordo com ranking da Insurance Business Magazine 2022. Presente em 210 países, a empresa conta com 56 mil colaboradores e registrou um volume global de negócios da ordem de US$ 69,9 bilhões em 2021. No segmento de seguros, a Zurich é a empresa com a segunda maior participação no índice de performance de ações da STOXX Europe 600 Insurance, que contém 40 seguradoras europeias. A composição do índice é feita pelo tamanho de capitalização de mercado.
No Brasil, a companhia acumula mais de 80 anos de experiência e o país é hoje a maior operação da Zurich na América Latina, onde o Grupo está presente em outros países há mais de 60 anos. Em 2011, a Zurich firmou parceria com o Banco Santander, que originou a joint-venture Zurich Santander. A plataforma acelerou a estratégia de crescimento da Zurich nos mercados emergentes e consolidou a posição do Grupo no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai, oferecendo seguros e produtos de previdência para mais de 36 milhões de clientes. Juntas, Zurich e Zurich Santander arrecadaram R$ 11,3 bilhões no acumulado de 2021 em prêmios de seguros, e administram hoje mais de R$ 73 bilhões em fundos de previdência, o que coloca a operação combinada como a quarta maior do ranking brasileiro de seguros e previdência.
Na última sexta-feira, 04/11 a Zurich realizou um encontro com a imprensa setorizada e durante a coletiva com os jornalistas, o CEO da Zurich Brasil, Edson Franco, explicou que a seguradora conta com diversos especialistas que ajudam as empresas a melhorarem a gestão de riscos. “Nossos clientes contam com uma equipe de engenheiros que compõem network global com mais de 800 especialistas que ajudam as empresas a melhorarem a gestão dos seus riscos para a continuidade dos negócios”.
O CEO da Zurich Brasil ainda afirmou que o corretor é uma das grandes forças de distribuição de seguros e previdência da Zurich no país. “Acreditamos no poder e na importância dos corretores para orientar os consumidores, o que ficou ainda mais evidente depois da pandemia. O aconselhamento do profissional especializado é essencial para que os clientes tomem as decisões corretas”.
Atualmente, a Zurich conta com 9 mil corretores parceiros. A companhia quer chegar a 15 mil nos próximos cinco anos e ampliar a oferta de seguros de vida, previdência, residencial, seguro para veículos, seguros empresariais, entre outros. “Existe ainda um grande gap de proteção securitária no país e os corretores têm papel central na educação financeira dos brasileiros”, diz Franco.
Com foco no crescimento em outras regiões, a empresa já ampliou sua presença para mais estados. A expansão está sendo feita por meio de assessorias que dão suporte comercial aos corretores. “Este modelo é fundamental para dar amplitude comercial aos nossos parceiros. As assessorias complementam nossa rede de 27 filiais físicas”, finaliza.
Para ampliar a distribuição de seus produtos no mercado brasileiro, a Zurich estruturou uma ampla rede de parcerias no Brasil que contempla corretores, instituições financeiras, varejistas, fintechs, insurtechs, associações de classes. “Somos cada vez mais uma empresa de ecossistema e queremos crescer nos canais digitais. Neste modelo de distribuição, parcerias com startups e empresas da nova economia se somam as alianças com o varejo tradicional, abrindo novas oportunidades”, avalia o executivo.
O diretor de vida da Zurich Brasil, Rodrigo Barros, destacou o foco na digitalização dos corretores. “Aqui temos um trabalho forte e o corretor vai vim junto e a gente sabe que ele está cada vez mais digitalizado. Então, a gente facilita tudo no digital, para esse profissional trabalhar.
Marcio Benevides, Diretor Comercial da Zurich, revelou o preparo da Zurich no que diz respeito à digitalização. “O processo de digitalização, a gente tem que compreender que o lado onde tem o maior investimento no processo, eu tenho que estar preparado para me relacionar com esse corretor, da forma que ele deseja se relacionar. Nos próximos 150 anos, passarão por eficiência e passarão pela digitalização”.