Nestas nove décadas de atuação no Brasil, a Capitalização tem
demonstrado capacidade de adaptação aos mais diferentes
cenários como instrumento de acúmulo de renda. Muitas vezes, é o
primeiro contato dos brasileiros com a prática de economizar. E
para celebrar os 92 anos do setor, marcado pela fundação da
primeira empresa no país, em setembro de 1929, a Federação Nacional
de Capitalização (FenaCap) lança um selo comemorativo.
A
logomarca traz uma visão contemporânea e moderna que a FenaCap e
suas associadas oferecem ao mercado, com novos produtos e
soluções com sorteios, sem deixar de lado a tradição do
segmento em si. Nestas nove décadas, a Capitalização tem evoluído
em um processo regulatório que busca a transparência e a robustez
financeira das empresas e, ao mesmo tempo, traz segurança aos
usuários.
A
regulamentação contribuiu para a credibilidade das
operações e o fortalecimento da indústria, que hoje oferece seis
diferentes modalidades: Tradicional, Incentivo, Filantropia
Premiável, Instrumento de Garantia, Popular e Compra
Programada.
“Nosso objetivo é contribuir para que o brasileiro perceba a
importância do planejamento financeiro e do acúmulo de reserva
financeira para o atingimento de objetivos de médio/longo prazo,
além de oferecer soluções para diferentes necessidades”, explica
Marcelo Farinha, presidente da FenaCap.
Mesmo em meio a um cenário desafiador desenhado pela pandemia, o
setor registrou receitas de R$ 11,6 bilhões, entre
janeiro e junho deste ano, o que representa um crescimento de 8,4%,
quando comparado ao mesmo período do ano passado. As reservas
totalizaram R$ 32,8 bilhões.
“No
primeiro semestre de 2021 o segmento injetou R$ 9,6 bilhões no
mercado, considerando o volume pago em resgates e R$ 633,5 milhões
relacionados aos sorteios. Esses recursos ajudaram a fomentar a
economia e a apoiar a sociedade em momento tão desafiador”,
complementa Marcelo Farinha.
A indústria também se estruturou para diminuir o
“distanciamento físico”, já que os títulos são vendidos em regiões
de muito movimento, e passou a se fazer presente na vida das
pessoas de forma digital. O mercado vem promovendo uma rápida
convergência para o ambiente online, com aprimoramento de produtos
e processos.