Lucro líquido foi de
R$ 79,8 milhões no primeiro trimestre do ano
A SulAmérica (B3: SULA11) divulgou
seus resultados relativos ao 1º trimestre de 2020. Apesar do
cenário global adverso, as receitas operacionais mantiveram o ritmo
dos últimos períodos e registraram alta de 7,2%, somando R$ 5,6
bilhões. A eficiência operacional – que será ainda mais importante
nesse cenário desafiador de 2020 – tem sido um dos grandes focos da
companhia. “A disciplina para manter as despesas administrativas
sob controle foi mantida, mesmo com investimentos importantes em
tecnologia e inovação. Vale ressaltar que mesmo durante esse
período mantivemos nosso processo de separação da operação de
Automóveis e Ramos Elementares para conclusão da venda desses
segmentos para a Allianz, conforme anunciada no ano passado”,
afirma Gabriel Portella, presidente da SulAmérica.
O lucro líquido foi de R$ 79,8
milhões, uma redução de 64% na comparação com o mesmo período do
ano anterior. “Tínhamos o desafio de superar um dos melhores
primeiros trimestres da nossa história, que foi o caso em 2019, mas
tivemos um impacto relevante em nosso resultado financeiro com a
deterioração do mercado de capitais por conta da pandemia”, diz
Ricardo Bottas, vice-presidente de Controle e de Relações com
Investidores da SulAmérica. “Nossa pequena exposição em ativos de
renda variável (cerca de 1% do portfólio) apresentou forte
desvalorização no período, acompanhando o movimento de mercado em
março, o que, somado à redução da taxa Selic média no período,
levou a uma redução de 77% no resultado financeiro do trimestre em
relação ao mesmo período do ano anterior.”
De acordo com Portella, a resposta
da companhia em meio ao aumento dos casos de COVID-19 foi ágil e
assertiva, graças a um plano de continuidade de negócios efetivo.
“Nossos investimentos em tecnologia, inovação, colaboração e
mobilidade, os quais sempre faço questão de ressaltar
trimestralmente, foram fundamentais nesse momento. Montamos
operações remotas funcionais para nossos colaboradores, corretores
e demais públicos. Os aplicativos da SulAmérica estão sendo cada
vez mais utilizados no contexto da pandemia e distanciamento
social. A Orientação Médica Telefônica expandiu sua capacidade de
atendimento em 20 vezes e o Médico na Tela, em 40 vezes”, explica o
executivo. “Acreditamos, inclusive, que a telemedicina será um dos
legados dessa pandemia.”
As
operações de Saúde e Odonto, ainda sem impacto
relevante da pandemia, registraram aumento de 12,1% da base de
clientes, sobretudo a carteira empresarial, somando 3,9 milhões de
beneficiários.
As receitas operacionais do
segmento aumentaram 9,1% em relação ao 1T19, alcançando R$ 4,6
bilhões no primeiro trimestre de 2020. O destaque foi o crescimento
de 39,7% em odonto, impulsionado pelos resultados da Prodent, cuja
aquisição foi concluída no 3T19. A sinistralidade do trimestre
apresentou aumento de 3,0 p.p. para 82,5%. No acumulado de 12 meses
entretanto, o crescimento da sinistralidade foi de 0,9 p.p.
atingindo 79,7%.
Importante destaque ao final deste
1T20 a evolução dos beneficiários acompanhados dentro da estratégia
do Cuidado Coordenado, que representaram cerca de 450 mil pessoas
(+103% em relação ao 1T19) dentro de um universo de 2,3 milhões de
beneficiários de saúde da Companhia.
A operação de Automóveis e
Ramos Elementares apresentou redução de 5,5% das
receitas operacionais em relação ao 1T19, totalizando R$ 658,3
milhões no trimestre, influenciada principalmente pelo cenário de
melhor risco vigente, com a continuidade da queda nos níveis de
roubo e furto em diversas regiões. As chuvas recordes ocorridas em
janeiro e, principalmente, fevereiro na região Sudeste, onde a
SulAmérica possui maior exposição, foram um dos principais motivos
para o aumento de 4,1 p.p. da sinistralidade no trimestre, que foi
de 63,6%. A menor circulação de veículos, iniciada no final de
março, reduziu a frequência de sinistros, mas não foi suficiente
para compensar tais efeitos.
Vale lembrar que no 1T20, o
segmento de Automóveis e Ramos Elementares, cujo acordo de venda
foi anunciado em agosto de 2019, passou por uma etapa essencial
para a conclusão da transação: a segregação da operação em uma nova
seguradora, ainda operando dentro do Grupo SulAmérica. A transação
segue dentro do cronograma estabelecido originalmente, com os
resultados dos segmentos sendo reconhecidos pela Companhia até seu
fechamento, previsto para o 3T20.
Em Vida e
Previdência as receitas operacionais foram de R$
116,9 milhões, uma ligeira redução de 1,7% na comparação com o
mesmo período do ano anterior, já impactada pela pandemia da
COVID-19, principalmente no seguro viagem. A sinistralidade no
trimestre alcançou 49,1%, o que representa um ganho de 0,6 p.p. em
relação ao 1T19. A melhora na sinistralidade entre os períodos
impactou positivamente as despesas operacionais e,
consequentemente, a margem bruta da carteira, que somou R$ 12,7
milhões, expansão de 28,4% em relação ao primeiro trimestre do ano
anterior.
A SulAmérica
Investimentos, gestora de ativos da Companhia, encerrou o
primeiro trimestre de 2020 com mais de R$ 43 bilhões em ativos sob
gestão, 6% maior se comparado ao 1T19. O avanço foi impulsionado
principalmente por ativos de terceiros (+7,9%) e reservas de
previdência (+7,7%).
As receitas operacionais cresceram
26,7% e a margem bruta apresentou uma melhora de 22,3%, somando R$
15 milhões no período. O volume total de recursos de terceiros
seguiu com a maior parte alocada em fundos de renda fixa (49,1%),
com fundos multimercado representando 45,2% do portfólio. A
alocação nos fundos de ações apresentou aumento, representando 5,6%
do total, seguindo a tendência observada no final de 2019.
As despesas
administrativas representaram 8,2% das receitas
operacionais no 1T20, ligeira melhora de 0,1 p.p. na comparação com
o mesmo trimestre de 2019. Em termos absolutos, houve aumento de
5,6% em relação ao 1T19, justificado, principalmente, por um maior
quadro de colaboradores – aproximadamente 200 funcionários a mais,
alocados basicamente em projetos estratégicos de inovação e
transformação digital, bem como no avanço da estratégia de Cuidado
Coordenado.
Pandemia
coronavírus
Além dos resultados financeiros,
vale destacar que a SulAmérica tomou uma série de medidas para
cuidar de seus colaboradores, beneficiários, corretores, parceiros
e da sociedade em geral por conta da pandemia do novo coronavírus,
além de garantir a sustentabilidade de suas operações e minimizar
potenciais impactos, onde se destaca:
– Trabalho remoto para toda a força
de trabalho elegível e terceiros, com quase 100% dos colaboradores
trabalhando de casa desde o início do período de quarentena e
isolamento social;
– Manutenção das contratações já previstas e participação no
movimento #NÃODEMITA;
– Cancelamento de viagens e eventos nacionais e
internacionais;
– Antecipação da campanha de vacinação contra gripe para
colaboradores e seus dependentes (mediante agendamento prévio e por
meio “drive thru”) com distribuição de máscaras e incentivo ao
cuidado e prevenção ao novo coronavírus;
– Suspensão temporária, por 90 dias, da aplicação do reajuste
anual das mensalidades dos planos médico-hospitalares individuais,
coletivos por adesão e PME (até 29 vidas), sendo a recomposição do
reajuste prevista para ocorrer a partir de outubro de 2020,
contribuindo com milhares de empresas e famílias a manterem sua
cobertura neste momento de crise;
– Acesso ilimitado para beneficiários de saúde utilizarem o
serviço de Médico na Tela;
– Criação de Canal Médico Telefônico Exclusivo Coronavírus,
também com acesso ilimitado e expandido para clientes de planos
odontológicos;
– Avaliação preliminar de saúde por inteligência artificial
via WhatsApp e chat no aplicativo de Saúde e Odonto, auxiliando na
triagem de beneficiários seguindo os protocolos do Ministério da
Saúde;
– Ampliação do serviço Psicólogo na Tela (sessões de
videoconferência) com mais de 600 psicólogos e terapeutas para
todos os beneficiários de saúde, em uma iniciativa pioneira no
país;
– Produção de conteúdos informativos relevantes para os
beneficiários de saúde tanto no aplicativo quanto no
hotsite www.sulamerica.com.br/coronavirus;
– Campanha para arrecadar fundos para combater o novo
coronavírus em duas frentes, com doações sendo feitas por
colaboradores e corretores para um fundo emergencial por meio da
plataforma Bsocial, criada por um grupo de lideranças da sociedade
civil. O valor arrecadado, com reforço da doação pela SulAmérica de
20 vezes, está sendo destinado a duas frentes: pesquisas feitas
pela Fiocruz sobre a COVID-19 e compra de Equipamentos de Proteção
Individual – EPIs para profissionais de saúde;
– Em projetos coordenados pela Rede D’Or e em cooperação com
outros parceiros da iniciativa privada, a Companhia também realizou
doações para entregar cerca de 290 novos leitos hospitalares nas
cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, destinados a atender
pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).