Criado pelo GPTW, pioneiro em conduzir a pesquisa mundial, o ranking é realizado em 53 países, nos seis continentes. Para realizar a classificação, funcionários respondem a questionários e avaliações. Os principais pontos analisados são: relações interpessoais com a equipe, bem-estar e qualidade no local de trabalho, assistência e benefício que a empresa proporciona ao empregado e reconhecimento. O GPTW publica anualmente mais de 40 rankings em âmbito nacional, regional, setorial (como TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres).
Segundo o presidente da Unimed Federação Minas, Luiz Otávio Fernandes de Andrade, a classificação demonstra a percepção positiva que os colaboradores têm a respeito dos benefícios oferecidos, sobre a postura dos gestores em lidar com as questões do dia a dia, o respeito nas relações, as possibilidades de crescimento profissional, a forma de comunicação e informação de assuntos importantes, os feedbacks recebidos, o relacionamento com os colegas e com o local de trabalho. “Além do bom ambiente corporativo, acredito que as pessoas valorizam o trabalho na Unimed Federação Minas pelas oportunidades de desenvolvimento profissional”, avalia Luiz Otávio Andrade.
Há 24 anos na empresa, Luciana Neri Couto, analista administrativo da Gestão de Regulação em Saúde (GRS), foi escolhida pelos gestores para representar os colaboradores na cerimônia de premiação. “Fiquei muito emocionada por ter sido lembrada. Tenho muito amor pela Unimed. Até hoje me arrumo para trabalhar como se fosse o meu primeiro dia na empresa”, revela. Lu, como é carinhosamente chamada, ressalta o respeito dos colegas, independentemente do cargo que ocupam, e o diálogo aberto com a diretoria e os gestores como os pontos que fazem da instituição um dos destaques do GPTW.