Os últimos dois anos foram incrivelmente desafiadores para o setor de seguros. A pandemia do COVID-19, os riscos crescentes das mudanças climáticas e as mudanças nas regulamentações do setor forçaram as seguradoras a alavancar a tecnologia de novas maneiras.
A crescente demanda por soluções digitais se estende globalmente, e a América Latina, em particular, tornou-se um dos mercados mais atraentes para produtos e serviços de seguros disruptivos.
Um relatório divulgado pela Digital Insurance LatAm em julho de 2021 revelou mais de 350 startups de insurtech ativas na América Latina. E embora a região ainda represente apenas aproximadamente 7% do ecossistema global de insurtech, está crescendo rapidamente em quase 25% ao ano.
Esse aumento e o número crescente de startups de insurtech também estão chamando a atenção dos investidores. Entre 2019 e 2020, o investimento no setor de insurtech da América Latina cresceu 77%. As startups de insurtech também estão quebrando recordes de captação de recursos. Em junho de 2021, a plataforma de benefícios de bem-estar Betterfly, com sede no Chile, anunciou que arrecadou US$ 60 milhões na Série B, representando a maior rodada de captação de recursos de insurtech da América Latina . A rodada veio apenas seis meses depois que a Betterfly levantou sua rodada da Série A de US$ 18 milhões. Outro exemplo notável é a 180 ° Seguros, com sede no Brasil, que garantiu US$ 31,4 milhões em uma das maiores rodadas da Série A já realizadas no espaço insurtech.
Armada com dados avançados, aprendizado de máquina e tecnologias de inteligência visual, a última geração de startups de insurtech está bem posicionada para tornar o seguro muito mais acessível e eficiente para uma porcentagem maior da população latino-americana. Além disso, ao automatizar muitas das etapas manuais envolvidas no processo de subscrição de sinistros, as startups estão ajudando tanto as seguradoras quanto os segurados a economizar tempo e dinheiro.
Embora a adoção de insurtech esteja, sem dúvida, em ascensão, a modernização do negócio de seguros na América Latina levará tempo.
Aqui está uma visão mais profunda do que está impulsionando as insurtechs na América Latina e as oportunidades que ainda existem para ajudar as seguradoras a digitalizar suas operações.
As fintechs da América Latina prepararam o cenário para o brilho das insurtechs
A América Latina já é um centro animado para inovação em fintech, que descobriu novas oportunidades de inovação em indústrias paralelas, como seguros. Um grande fator da rápida adoção de fintechs e insurtechs entre os consumidores se deve ao alto acesso da região a dispositivos móveis. Mais de 90% da população da América Latina tem acesso à internet por meio de seus telefones, e o uso supera as médias de muitas outras regiões do mundo.
O comércio móvel, especialmente por meio de plataformas sociais como Facebook e Instagram, é extremamente comum. Os latino-americanos estão particularmente acostumados a fazer transações bancárias e comprar produtos e serviços por meio de seus dispositivos móveis. Um estudo recente do EBANX estimou que quase 60% de todas as compras online na América Latina seriam pagas em dispositivos móveis em 2021, representando um canal crucial para as seguradoras se envolverem com os clientes.
Seguindo os passos do Open Banking, as iniciativas da Open Insurance também estão prontas para revolucionar o relacionamento entre as seguradoras e seus clientes na América Latina. O Brasil é um dos primeiros países do mundo a introduzir um plano de implementação de Open Insurance , dividido em três frases para os próximos anos.
Semelhante ao Open Banking, o Open Insurance permitirá que os clientes compartilhem seus dados relacionados a produtos contratados entre diferentes seguradoras, e as seguradoras usem as informações dos clientes para oferecer produtos e serviços mais personalizados. Se for bem-sucedido, será um grande passo à frente na transformação digital do mercado de seguros da América Latina, e mais países da região provavelmente seguirão os passos do Brasil.
Oportunidades em toda a cadeia de valor do seguro
Plataformas de agregação de seguros de automóveis e imóveis, ou marketplaces, surgiram em toda a América Latina, tornando mais fácil para os consumidores comparar e comprar apólices. Embora as seguradoras tenham descoberto maneiras melhores de adquirir clientes, elas ainda enfrentam inúmeros desafios tecnológicos após a aquisição de clientes e ao longo da vida dos segurados.
A digitalização de serviços para segurados, desde assinaturas a sinistros e renovações de apólices, é uma oportunidade chave para as startups de insurtech. Ao alavancar a tecnologia, as seguradoras podem ser mais competitivas reduzindo custos operacionais e de venda e oferecendo produtos mais atrativos e flexíveis aos seus clientes, com foco em diferenciais de experiência.
Pedro Muro, diretor de Sinistros da Zurich Mexico, uma seguradora global, explica como funciona na prática: “Tudo o que fazemos é focado nos benefícios para o cliente final. Quando você incorpora uma nova tecnologia e reduz seus custos operacionais, permite que você ofereça um preço melhor para o cliente final. Se essa tecnologia também economiza tempo do cliente e evita que ele mude para outra seguradora, então o diferencial que o cliente percebe é ‘minha seguradora foi capaz de me responder muito rapidamente.’ Por isso, avaliamos a tecnologia e tentamos entender em que pontos introduzi-la para agregar valor ao cliente.”
A maioria das seguradoras da região atualmente usa modelos de assinatura simples, baseados principalmente nas características do veículo e não no perfil ou uso de um motorista. Em vez disso, essas seguradoras podem oferecer apólices mais personalizadas e flexíveis e cobrar preços variáveis ??com base no uso do veículo. Para muitas seguradoras, o processo de subscrição também deve passar por uma camada de corretores, o que aumenta os custos finais para o cliente.
As seguradoras na América Latina ainda enfrentam grandes desafios em relação à fraude e à falta de eficiência operacional decorrentes das expectativas culturais dos segurados em comparação com outros mercados. Tradicionalmente, as seguradoras que tentam reduzir a fraude incorrem em custos operacionais mais altos. Enquanto isso, as seguradoras que buscam ser mais eficientes automatizando seus processos correm o risco de maior exposição a fraudes, trocando atendimento ao cliente e satisfação pela eficiência.
Abraçando a colaboração insurtech
Um resultado positivo da pandemia de COVID-19 na América Latina foi a adoção acelerada do autoatendimento, ou assistência remota. Algumas seguradoras estavam preparadas para isso, outras não, mas o COVID-19 as forçou a dar o próximo passo em sua transformação digital, pois os segurados e as restrições de mobilidade significavam que os serviços presenciais tradicionais precisavam ser eliminados ou suspensos.
As seguradoras que tradicionalmente investiram em projetos de desenvolvimento de tecnologia internamente agora reconhecem que suas equipes não especializadas não podem evoluir tão rápido quanto as startups de insurtech. Muitas grandes corporações da América Latina também começaram a perceber que há limites para o quanto podem continuar investindo em tecnologia, uma questão com a qual as startups de insurtech não precisam lidar, pois a tecnologia é paga por vários clientes (seguradoras) e não apenas um.
Como resultado, as insurtechs tornaram-se uma importante aliada das instituições seguradoras incumbentes, ajudando-as a se manterem competitivas e acelerarem a inovação. Na Bdeo, estamos otimistas com o potencial da América Latina e empolgados com as oportunidades de mais colaborações de insurtech nos próximos anos. À medida que as startups continuam a criar soluções projetadas para essa grande população digital, não há dúvida de que isso resultará em reduções significativas de custos operacionais para as seguradoras, maior satisfação do cliente e maior controle de fraudes em todo o crescente ecossistema de insurtech da região.
Por Julio Pernía Aznar, CEO da Bdeo, empresa de tecnologia que fornece inteligência visual para seguradoras de veículos automotores e residenciais.